Logo mundo invest

Voltar

por Bruno Destri Coelho

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Investimentos
Fundos de Investimento

Conheça os tipos de Fundo de Investimento

Dentro do mercado financeiro existem diversas maneiras e estratégias para investir. Um Fundo de investimento é uma modalidade que vários investidores reúnem seu capital e o deixam sob administração de profissionais qualificados do mercado financeiro(chamados de  gestores). Existem vários tipos de fundo de investimento e cada um com um objetivo e característica diferente.

Vamos entender sobre todos os tipos de fundos de investimentos:

O que é um fundo de investimento?

Um Fundo de Investimento é um investimento para você deixar seu dinheiro nas mãos de profissionais. Assim, um grupo de investidores que “emprestam” dinheiro para uma equipe de gestores que tomarão todas as decisões sobre o que fazer.

Quando investimos em um fundo de investimento compramos suas cotasrepresentação da sua parcela no patrimônio do fundo

O gestorResponsável pela gestão de recursos do fundo de investimento, de acordo com a estratégia do fundo, irá selecionar os melhores ativos e coordenar sua equipe de analistas para compor a carteira do fundo e irá fazer todos os ajustes para buscar a maior rentabilidade possível que consegue de acordo com a estratégia do fundo.

Hoje existem mais de 15.000 fundos disponíveis para todos os gostos, credos, estilos, perfis e objetivos. Ou seja, se você quiser investir em empresas com foco em ESG, um assunto abordado hoje em dia, você tem fundos como o BB AÇÕES ESG GLOBAIS FIC FIA - BDR NÍVEL I (**não é uma recomendação de investimento).

Tipos de fundo de investimento

Como dito anteriormente, os fundos de investimento possuem diversas estratégias. Através disso, podemos classificá-los pelo seu tipo.

Os principais tipos de fundo de investimento são

  • Fundos de renda fixa
  • Fundos de ações
  • Fundos de câmbio
  • Fundos de índice
  • Fundos multimercado
  • Fundos internacionais
  • Fundos de cotas
  • Fundos alternativos
  • Fundos Imobiliários

Caso você já tenha pesquisado um pouco sobre os fundos de investimento já deve ter visto que o mercado financeiro utiliza diversas siglas que confundem muitos investidores.

Trouxe alguns exemplos do nosso comparador de fundos:

tipos de fundo de investimento

Se você não conseguiu entender nenhuma dessas siglas fique tranquilo, escrevemos um blog com o resumo de todas as siglas

Fundos de renda fixa 

Os Fundos de Investimento de Renda Fixa ou FIRF são fundos que investem em títulos de Renda Fixa, ou seja: CDB, LC, CRI, LCA, Tesouro Direto, Debêntures, entre outros. 

Esses fundos são compostos por no mínimo 80% dos seus ativos em renda fixa, como regulamentados pela CVMComissão de Valores Mobiliários

Pelo fato de investirem a maior parte do seu patrimônio em títulos de renda fixa, esses fundos tendem a trazer maior segurança para o investidor. Contudo, a rentabilidade acaba sendo mais baixa.

Fundos de ações 

Os fundos de investimentos em ações ou FIA são fundos que investem em ações ou ativos relacionados à ações como: opções de ações, certificados de depósito de ações, ETFs, entre outros.

Esses fundos são compostos por no mínimo 67% dos seus ativos em investimentos em ações, regulamentados pela CVM.

Os Fundos de investimentos em ações são uma ótima opção para os investidores que querem se expor à bolsa de valores e buscam rentabilidades mais atrativas. Porém, esses fundos possuem maiores riscos e são sujeitos a altas volatilidades proporcionadas pelo mercado financeiro. 

Fundos cambiais

Fundos de investimento cambiais são fundos que investem em alguma moeda estrangeira (dólar, euro, yen, etc). Pela regulamentação, os fundos de investimento em câmbio devem ter no mínimo 80% do patrimônio em ativos cambiais.

A estratégia dos fundos cambiais está em rentabilizar com as flutuações do câmbio. Por isso, são recomendados para os investidores que desejam se proteger da desvalorização de sua moeda nacional. 

Fundos multimercado

Os fundos de investimento multimercado ou FIM são fundos que investem em diversos ativos, ou seja, possuem uma estratégia de diversificação em vários investimentos. 

Pelo fato de serem diversos, existem muitas estratégias de fundos multimercado como:

  • Macro
  • Long and Short
  • Trading
  • Juros e moedas
  • Capital protegido

Os fundos de investimento multimercado precisam ser analisados de maneira singular, pelo fato de possuírem estratégias muito diferentes. Os FIM são recomendados aos investidores que desejam um portfólio diversificado e de fato estarem de acordo com a estratégia e a gestão do fundo.

Fundos internacionais

Os Fundos de investimento internacionais ou no exterior (FIE) são fundos que investem em ativos fora do Brasil. Grande parte dos fundos de investimento no exterior são fundos multimercado, dessa maneira, diversificam seu portfólio de diversas maneiras.

Os FIE apresentam maiores volatilidades, pelo fato de que oscilam com o preço dos próprios ativos internacionais (ações, títulos, etc) como também da taxa de câmbio do país investido.

Essa modalidade é indicada aos investidores de longo prazo e que buscam maiores rentabilidades abrindo mão de um pouco de segurança. 

 

Fundos alternativos

Os fundos de investimento alternativos são fundos que investem em ativos diferentes dos tradicionais do mercado financeiro. Mesmo não sendo uma classificação oficial da CVMComissão de Valores Mobiliáriosexistem fundos alternativos muito interessantes.

Alguns exemplos de ativos de fundos de investimento alternativos:

  • Urânio
  • Ouro
  • Criptomoedas
  • Cannabis
  • Games

A estratégia desses fundos é dedicada aos investidores que têm interesse em se expor em mercados que possuem um potencial de crescimento mas não contém grande correlação com o mercado tradicional. 

Fundos de cotas

Os fundos de investimentos em cotas ou FIC são fundos que investem em cotas de outros fundos de investimento. Por razões burocráticas e legais, para as gestoras é muito mais fácil investir em cotas de outro fundo. Desse modo, a maioria dos fundos de investimento são investidos em cotas para deixá-los com maior autonomia em suas operações.

Podemos dizer que existem diversas “camadas” dos fundos de investimento em cotas, trouxe um exemplo para ficar mais claro:

tipos de fundo de investimento

Mas existe algo que muitos fundos de investimento fazem e não querem que você saiba. Alguns fundos cobram taxas de administração excessivas e conseguem mascarar isso através das “camadas” dos fundos.

Por fim, vamos entender dois tipos de fundos que possuem normas um pouco diferentes dos fundos de investimentos que vimos até agora. Esses fundos são negociados através do seu home broker e possuem um ticker (código) “XXXX11”

Fundos de índice

Os fundos de índices ou mais conhecidos como ETFsExchanged Traded Fundssão fundos de investimento que replicam a performance de algum índice do mercado financeiro. 

O fundo de índice mais famoso do Brasil é o BOVA11 que replica o Ibovespa (performance da bolsa brasileira). Essa modalidade é excelente para iniciantes que buscam maiores rentabilidades, pois reúne diversos produtos financeiros, mitigando o risco não sistêmicorisco de apenas um ativo

Fundos Imobiliários 

Os fundos de investimentos imobiliários ou FII são fundos que investem no ramo imobiliário, seja diretamente em empreendimentos físicos(fundos de tijolo) ou títulos imobiliários(fundos de papel) como LCI, CRI, entre outros.

A grande maioria dos FIIs distribuem dividendos mensais, pelo fato de repassarem o valor do aluguel dos empreendimentos. Os fundos imobiliários possuem um risco intermediário, pelo fato de sofrerem flutuações de preços conforme o mercado imobiliário. Contudo, no longo prazo tendem a trazer rentabilidades interessantes.

Caso queira entender mais sobre os Fundos imobiliários vou disponibilizar nosso Ebook gratuito: Como investir em Fundos Imobiliários.

Em resumo

Os fundos de investimento são uma ótima maneira de diversificar seu portfólio. Porém, para escolher o fundo ideal para seu perfil é preciso de estudo e uma análise de alguns indicadores essenciais para não acabar investindo em um fundo que não faça sentido para seu perfil.

Você pode utilizar a ferramenta Mundo Invest para encontrar o fundo de investimento ideal para você e seus objetivos. Além de uma experiência interativa e 100% gratuita, você terá auxílio de um profissional qualificado do mercado financeiro para escolher seus ativos.

Fale com o Bruno

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Economista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje com 21 anos, Bruno é um dos criadores de conteúdo da equipe do Mundo Invest. Ele é responsável pela elaboração de posts para nosso Instagram, como também pela criação dos ebooks e blogs da nossa plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91