Logo mundo invest

O significado das siglas dos fundos de investimentos

Voltar

por Thomas Pedrinelli

Especialista do MundoInvest

Fundos de Investimento
Curiosidades

O significado das siglas dos fundos de investimentos

Você já deve ter visto dentro da sua plataforma de investimentos, principalmente dentro da área de fundos de investimento diversas abreviações que, no primeiro momento, podem ter até te assustado. FIM, FI, FIA, FIC, FIEC, FAPI. Diversas siglas que podem, aos olhos de investidores leigos, passar desapercebidos, mas podem dar dicas de que tipo de fundo estamos (ou não) investindo. Por isso hoje quero que você entenda os significados das siglas dos fundos de investimentos.

Para essa classe de produtos, os fundos de investimento, a entidade reguladora CVM tem algumas normas que devem ser seguidas, porém existe uma certa variação de como os fundos podem ter seus nomes. Isso significa que muitas vezes os nomes podem ser classificados diferentemente entre as plataformas de investimento.

Pensando nisso, ao desenvolver nossa plataforma, eu fiz um glossário com as abreviações mais comuns no mercado e que o MundoInvest utiliza para organizar os fundos.

Confira o significado das siglas dos fundos de investimentos

FI – Fundo de Investimento

FIA – Fundo de Investimento em Ações

FIC – Fundo de Investimento em Cotas

FIM – Fundo de Investimento Multimercado

Mult – Multimercado

LS – Long & Short

INC – Incentivado

CP – Crédito Privado

PREV – Previdenciário

RF – Renda Fixa

IE – Investimento no Exterior

FIEC – Fundo de Investimento Especialmente Constituído

DEB – Debêntures

DEB INC – Debêntures Incentivadas

MASTER – Fundo “pai”

REF – Referenciado

IQ – Investidor Qualificado

 

Esses são as principais siglas que o mercado geralmente utiliza para encurtar o nome original do fundo. Por exemplo, o fundo “XPTO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO INVESTIMENTO NO EXTERIOR” pode ser rapidamente diminuído para “XPTO FIC FIM IE”, melhorando a compreensão do investidor sem perder o real objetivo do fundo.

As vezes alguns fundos tentam complicar a vida dos investidores e acabam utilizando outras siglas, abreviações ou até mesmo escrevem errado o nome do fundo, o que pode implicar em alguns erros em termos de abreviação.

Claro que o nome do fundo não diz muito sobre a performance ou se o fundo é bom ou não, mas podemos utilizar o nome para fazer alguns filtros simples, como por exemplo procurar fundos de Renda Fixa ou fundos de Ações

 

Você pode utilizar nosso comparador de fundos para diversificar ainda mais sua carteira de fundos de investimento!

 

Se você tiver algum fundo em sua carteira e não sabe identificar o nome, me mande o nome que te ajudo a entender!

 

Um forte abraço e bons investimentos!

Fale com o Thomas

Especialista do MundoInvest

Engenheiro por formação e Gestor do Mundo Invest, o Professor Thomas Pedrinelli é um dos principais professores na equipe do MundoInvest. Ele é responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção de todos nossos cursos e conteúdos da plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91