Logo mundo invest

Reserva de Segurança: a sua maior parceira para os momentos de necessidade

  1. Mundo Invest

Reserva de Segurança: a sua maior parceira para os momentos de necessidade

Extremamente importante para todo investidor, a Reserva de Segurança é um dos primeiros pilares que devem ser construídos para que você possa ter um trajetória como investidor tranquila e segura. É nela que você vai se apoiar em momentos de necessidades, quando quiser realizar aquele investimento mais arriscado, ou, até mesmo, quando você tiver um grande desafio financeiro. E aqui não é estar prevendo o pior, mas acontece ou já aconteceu com 93% dos brasileiros.

Aqui no Mundo Investe, uma das várias funcionalidades que temos é mostrar o quanto você tem alocado em sua Reserva de Segurança, o que é muito importante para que você possa se programar e investir da melhor maneira possível. Na página principal do Mundo Invest, você consegue ver o quanto tem frente ao seu patrimônio total:

Se você está dando seus primeiros passos no mundo dos investimentos, esse conteúdo terá tudo que você precisa saber sobre o seu “colchão” financeiro. Já se você investe há mais tempo, mas ainda não tem uma Reserva de Segurança, aqui você encontrará porquê ela é tão necessária e como constituí-la.

O que é a Reserva de Segurança?

A Reserva de Segurança é como a preparação de qualquer terreno antes de sua construção. Ao não realizar um bom processo de preparação para a construção de sua casa, ela pode ter sérios problemas estruturais no futuro. Por isso, a Reserva de Segurança é encarada dessa forma, justamente, por ser uma das primeiras coisas que você precisa constituir ao dar os seus primeiros passos como investidor.

Essa reserva que você fará é o primeiro passo para quem quer ter uma maior segurança no futuro e, independente do seu perfil de Investidor, ela deverá contemplar, pelo menos, 6 meses de seu custo de vida mensal. E por mais que hoje no Brasil muito poucas pessoas tenham esse hábito de poupar e de ter um dinheiro guardado, é exatamente isso que vai fazer você ter um sono mais tranquilo.

Por que ter uma Reserva de Segurança?

Como você já deve imaginar, a Reserva de Segurança deve ser utilizada naqueles momentos onde algo inesperadoseja uma demissão, algum problema de saúde, entre outros acontece. Por isso, é muito importante que você tenha esse valor guardado para que não precise utilizar de seus investimentosque podem estar em aplicações de mais longo prazo e não teria liquidez, ou, até mesmo, ter que contar com prejuízos só para resgatar o dinheiro quando algum desafio financeiro acontecer.

E por mais que você acredite que essas coisas não vão acontecer com você, eu tenho uma má notícia: Estatisticamente, é altamente provável que você tenha algum desafio ao longo da sua vida. Podemos aqui citar o Covid, como exemplo. No mercado, chamamos esses acontecimentos de cisne negroconceito utilizado para se referir a grandes acontecimentos negativos que não eram previstos. Covid, Bolha hipotecária, Guerras, Políticas e afins são bons exemplos e ele pode acontecer a qualquer momento. Portanto, a Reserva de Segurança é peça crucial no arsenal de qualquer investidor.

Quando usar a Reserva de Segurança?

Tão importante quanto entender o motivo de ter uma reserva, é crucial para o investidor de sucesso entender quando pode, de fato, usar sua Reserva de Segurança.

E aqui citamos como principais causas aqueles momentos em que realmente se precisa de algum apoio que não estava previsto. Destacamos aqui alguns exemplos, tais como problemas de saúde, demissões inesperadas ou, até mesmo, caso você seja assaltado e perca seus equipamentos necessários para o desempenho de suas atividades.

Além disso, é muito importante que o investidor de sucesso saiba onde e como investir esses seus recursos. Então vamos lá…

Como estruturar sua Reserva de Segurança

O primeiro passo para a construção de uma boa Reserva de Segurança é o conhecimento profundo de todos os seus gastos. Aqui na nossa plataforma do Mundo Invest você consegue ter acesso a essas informações ao acessar a sua aba de Planejamento Financeiro. Para acessá-la você pode clicar aqui.

Nessa página você consegue ter uma visualização dos seus principais gastos, e é com base neles que você calculará o quanto precisa ter em sua Reserva de Segurança. Para isso, faça uma média de quanto você gasta mensalmente e multiplique esse valor por 6.

Por exemplo, uma pessoa que tem um gasto médio de R$ 5.000,00 por mês, deve constituir uma Reserva de Segurança de, no mínimo, R$ 30.000,00. Uma outra dica valiosa que podemos dar para você é: caso você ainda não tenha a sua Reserva de Segurança constituída, trate-a como uma meta financeira. Isso ajudará muito para que você a concretize o quanto antes. Aqui no Mundo Invest já fizemos um conteúdo com poderosas dicas de como utilizar o conceito de metas financeiras ao seu favor. Você pode acessá-lo neste link.

Onde investir sua Reserva de Segurança

Como comentei anteriormente, o princípio básico da Reserva de Segurança é que ela possa ser utilizada de forma rápida e seja destinada para momentos de grandes necessidades e, por isso, os investimentos devem possuir algumas características básicas, tais como a elevada liquidezvelocidade com que se transformaria o investimento em dinheiro disponível para uso e o baixo risco.

Tendo isso em vista, existem alguns investimentos, tais como ações e outros ativos de Renda Variável, que você não pode estar alocando sua Reserva de Segurança. Isso acontece porque, caso você o deixe em aplicações de Renda Variável, pode ser que eles acabem se desvalorizando e você não tenha o montante necessário.

Portanto, é necessário que você tenha em mente que o grande objetivo da aplicação escolhida é a de preservar o capital, e não ter ganhos expressivos. Por isso, os principais investimentos são de Renda Fixa, ou aqueles Fundos de Investimentos de baixo risco e de grande liquidez.

Abaixo temos algumas dicas de investimentos para sua Reserva de Segurança:

  • Tesouro SELIC
  • CDB com Liquidez Diária
  • Conta Remunerada Automaticamente
  • Fundos de Investimento de Renda Fixa com Liquidez D+0

Dentro da plataforma do Mundo Invest, você pode cadastrar sua reserva desejada dentro do seu perfil, na seção “Objetivos” (use esse atalho)

Uma vez cadastrado sua meta, você pode adicionar o valor já investido dentro do otimizador de renda fixa. Iremos corrigir todos os dias a 100% da SELIC, portanto não existe necessidade de você preencher completamente os dados como se fosse um investimento de Renda Fixa, somente o valor é necessário.

E lembre-se, ao estar utilizando a plataforma do Mundo Invest, você sempre contará com as melhores dicas e as melhores informações direcionadas especificamente para a sua carteira. Caso tenha qualquer dúvida, é só entrar na plataforma e pedir pra falar com nossa equipe

Conte com o Mundo Invest para que você consiga se planejar melhor e conquistar todos os seus sonhos!

Conheça o Guilherme

Analista de Investimentos CNPI

Investidor pessoa física desde 2017, Guilherme Paiva já atuou em diversas frentes do Mercado Financeiro. Tendo início em sua carreira como Assessor de Investimentos, hoje, Guilherme é Analista Fundamentalista de Investimento com a Certificação CNPI, sendo especialista nas áreas de Organização Financeira Pessoal, Gestão de Ativos e Investimentos. Formado em Administração com ênfase em Gestão para Inovação e Liderança pela UNISINOS/RS, Guilherme desenvolve sua carreira acadêmica auxiliando na produção de artigos científicos, além de prestar alguns serviços voluntariados de Mentorias Financeiras.

Logo Mundo Invest

Rua Ernesto Nazaré, 31, Alto de Pinheiros São Paulo - SP, 05459-010

Contato

contato@mundoinvest.com.br

©2024 Mundo Invest - CNPJ 49.889.513/0001-94