Logo mundo invest

O que não te contam sobre os Fundos de Investimentos

Voltar

por Thomas Pedrinelli

Especialista do MundoInvest

Fundos de Investimento
Investimentos

O que não te contam sobre os Fundos de Investimentos

Hoje, uma das maiores facilidades para se investir, seja em qualquer setor, moeda ou tipo de investimentos, é através de Fundos de Investimento. Existem mais de 20 mil fundos disponíveis no Brasil, com diversos objetivos, estratégias, taxas, carteiras. Enfim, existe uma infinidade de possibilidades!

Mas a pergunta que sempre faço: Esse fundo realmente é bom? Será que os gestores estão realmente me entregando um bom resultado ou estão me enganando? 

Essa era uma das minhas principais dores ao investir... Medo de ser enganado. E sim, existem fundos que não estão preocupados com o resultado do investidor.

Dados e mais Dados

Aqui no Mundo Invest temos a principal missão de auxiliar os investidores a tomarem as melhores decisões para se investir. Isso não quer dizer que você terá rentabilidade garantida ou ganhos multimilionários sem nenhum risco. Mas o que posso falar é que trabalhamos todos os dias para deixar tudo mais claro para você tomar a melhor decisão!

Hoje os dados de quase todos os ativos que estão listados dentro da CVM, B3, bancos e plataformas são públicos, mas isso não quer dizer que sejam fáceis de serem obtidos ou, uma vez obtidos, sejam fáceis de entender. 

Dados Obrigatórios

Os fundos são obrigados, por instruções da CVM, a informarem diversos dados ao público. Existe um conceito que todo mundo fala hoje: ESG. Diversos fundos estão mirando principalmente na questão da Governança e transparência de dados, E isso é fantástico.Assim, cada vez mais os gestores estão entregando dados que auxiliam os investidores a terem mais conhecimento do que está acontecendo dentro do fundo

os documentos mais importantes que o investidor deve sempre observar ao investir são:

  • Material de Divulgação
  • Regulamento
  • Lâmina do Investimento
  • Informações Complementares

Listei aqui alguns pontos que todo investidor deve olhar com atenção antes de investir em determinado fundo:

  • Carteira de investimentos
  • Taxa de Performance
  • Taxa de Administração

Carteira de investimentos

Sabia que é possível dar uma espiada nos ativos que o fundo está investido? Alguns fundos deixam suas carteiras “ocultas” por 90 dias (a CVM permite isso para proteger os dados e trabalho de gestores). Mesmo com 90 dias defasado, é possível observar se a carteira condiz, de fato, com o que o fundo diz ser, estrategicamente falando.

Vamos supor que você queira investir num fundo multimercado xyz que o gestor diz ser um fundo volátil, que busca uma rentabilidade agressiva e, por utilizar técnicas apuradas, irá te cobrar uma taxa de 4% a.a. Mas ao observar os investimentos, você observa que o fundo tem somente produtos extremamente conservadores. Não faz sentido nenhum, não é mesmo?

Taxa de Performance

A taxa de performance é uma taxa que bonifica a equipe do fundo por ter tido uma rentabilidade superior a aquilo que eles se propuseram a fazer. Geralmente é em torno de 20% do lucro acima do resultado esperado. Mas aí que está um ponto extremamente importante: Qual o resultado esperado?

Diversos fundos que eu conheço, que se passam por fundos multimercado (classe de fundos que têm mais flexibilidade de alocação) acabam investindo em ações e ativos que podem proporcionar mais rentabilidade a longo prazo, mas colocam como índice de referência a Selic, CDI ou inflação. Ou seja, é a mesma coisa que você ser um vendedor de frutas . Não faz sentido nenhum! Possivelmente, é você, investidor, que pagará por esse “gap” e deixará de ter uma rentabilidade mais justa

Taxa de Administração

 Esse aqui é um dos pontos principais que gostaria de trazer nessa conversa. Diversos fundos cobram pequenas taxas para atrair investidores. Antes de mais nada, eu, Thomas, acredito que está correto cobrar taxas, pois todo profissional precisa ser remunerado. 

O problema é quando existe uma intenção de se omitir as taxas reais de administração.

Vamos a um exemplo aqui. 

  • Fundo ABC Multimercado, 0,5% de taxa de adm
  • Fundo XYZ Multimercado, 5% de taxa de adm.

Considerando que os fundos sejam idênticos, com a mesma alocação e tudo exatamente igual, obviamente gostaríamos de investir no Fundo ABC. Mas e se eu te contasse que, na verdade, o fundo ABC investe 99% do seu patrimônio no fundo XYZ? Na verdade, o fundo ABC é um Fundo de Cotas, um fundo que investe em outros fundos.

Exemplo:

O que não te contam sobre os fundos de investimentos

Nesse caso, você paga somente 0,5% de taxa (diretamente para o fundo ABC), é verdade. Mas ao investir indiretamente no fundo XYZ, você será cobrado 5% também! Esse valor não será cobrado diretamente, mas virá descontando a sua rentabilidade, comendo lentamente tudo que você poderia ganhar a mais. 

Fizemos alguns estudos em nosso banco de dados e encontramos DIVERSOS fundos que tem esse efeito cascata. Um dos piores que vi foi um fundo que dizia cobrar 0,5%aa, mas chegava a um valor de 10% de taxa de administração!!! 

Por motivos legais, obviamente, não posso expor esse fundo aqui nesse artigo.

Para solucionar todas essas dúvidas, criamos uma ferramenta que faz essa leitura para vocês saberem exatamente onde estão investindo. Acessem aqui e, quando buscarem o fundo, vocês saberão se os fundos que vocês investem são originais e justos ou se são apenas uma caixinha de surpresas negativas..

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo que terei o maior prazer de responder a todos vocês!

Um forte abraço e bons investimentos!

Fale com o Thomas

Especialista do MundoInvest

Engenheiro por formação e Gestor do Mundo Invest, o Professor Thomas Pedrinelli é um dos principais professores na equipe do MundoInvest. Ele é responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção de todos nossos cursos e conteúdos da plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91