Logo mundo invest

Como pedir um aumento de salário

Voltar

por Antônia Souza

Especialista em Carreira

Plano de carreira
Curiosidades

Como pedir um aumento de salário

No meu último artigo falei sobre a dificuldade que as pessoas têm em negociar a proposta de salário quando entram em uma empresa. Pensando nas pessoas que buscam uma negociação de salário dentro do trabalho atual, no artigo de hoje falaremos sobre como pedir um aumento de salário.

O primeiro ponto a alinharmos é sobre o momento certo de pedir um aumento. Existem alguns sinais que mostram que chegou a hora de você receber um aumento e fica claro percebê-los quando você tem uma constância de bons resultados, entrega projetos no prazo, atingimento de metas, um bom relacionamento com a equipe e é visto como um profissional de destaque pelas pessoas da empresa. Se esse é o seu caso, está na hora de falarmos sobre como pedir o seu aumento.

Para te ajudar nessa tarefa, separei 5 passos essenciais que te ajudarão a ter sucesso nessa negociação.

Mensure seus números de sucesso

Já ouviu falar que "contra fatos não há argumentos"? Bom, os seus números são os seus fatos. Se você pretende pedir aumento, saiba que o melhor argumento que você pode levar para a mesa de negociação com o seu gestor são os seus números. Quantas vezes você ultrapassou a meta? Quanto de lucro você trouxe nas suas negociações? Quantos % você conseguiu de savings no último semestre?

A resposta a perguntas como essas serão os seus argumentos do por quê você merece um aumento e como está entregando resultados positivos para empresa.

Entenda o cenário do mercado

Se o setor em que a sua empresa atua está em crise, pode não ser o melhor momento para pedir um aumento. Por outro lado, se ele está indo bem, essa pode ser a hora certa. Vale também buscar entender o mercado com relação ao salário médio da sua posição, quanto a isso não hesite em fazer alguns processos seletivos para medir a temperatura do mercado e testar o seu valor para outras empresas.

Mas atenção, não use isso como chantagem na hora de pedir um aumento. Use apenas para entender quanto mais você poderia estar recebendo.

Marque uma conversa com o seu chefe

Reserve um período na agenda do seu gestor para falar especificamente sobre isso. Busque um dia e horário em que ele não esteja muito atarefado e que possa estar atento ao que você irá dizer.

Se você sabe que ele terá bons feedbacks para dar para você, uma boa estratégia pode ser marcar uma reunião para pedir uma análise sobre o seu desempenho na empresa e após ouvir os elogios, introduzir o ponto sobre o aumento de salário.

Não espere uma resposta rápida

Normalmente o gestor não consegue te dar uma resposta imediata sobre a aprovação do seu aumento. Esse tipo de solicitação costuma requerer tempo e aprovações que vão além do gestor, por isso tenha paciência e não deixe que essa espera te desanime. Você seguirá sendo avaliado para verificar se é de fato merecedor do aumento em questão.

E se a resposta for não?

Mesmo sendo um profissional incrível e tendo todos os argumentos que justifiquem o seu aumento, muitas vezes existem fatores que estão fora do seu controle e que podem fazer com que a resposta seja negativa. Nestes casos, sente com o seu líder e entenda quais foram esses fatores e o que vocês podem fazer para que você conquiste o sim em uma próxima oportunidade.

É importante que você construa um plano de ação junto com ele e garanta que ambas as partes estão comprometidas a fazer o plano acontecer.

Não dá pra dizer que essa é a fórmula perfeita, mas seguindo essas dicas você estará muito mais preparado para iniciar a sua conversa sobre aumento e enfim conquistar um melhor salário. Vale lembrar também que você não deve descartar a possibilidade do aumento de salário vir de uma oportunidade externa, mas isso a gente conversa em outro artigo.

Fale com a Antônia

Especialista em Carreira

Administradora formada pela UFRJ e Especialista em carreira. Antônia Souza tem em seu currículo grandes empresas como Meta, Amazon, Uber, L'Oréal e Stone. Sempre muito estratégica em suas decisões profissionais, logo identificou uma necessidade de amadurecimento e visão estratégica para os jovens adultos brasileiros.

CNPJ 31.630.299/0001-91