segunda-feira, 4 de abril de 2022
Com o cenário brasileiro tendo mais de 12 milhões de pessoas desempregadas, falar em negociação de salário pode parecer loucura para muitos. E de fato muitos profissionais possuem extrema dificuldade em tratar sobre esse tema. Para uma sociedade em que ainda é tabu falar de dinheiro, é até natural a existência dessa crença em tantos profissionais.
Mas caso você seja do tipo que luta contra esse tipo de pensamento, aqui vão algumas dicas para você considerar no momento da negociação de salário. Antes mesmo de receber a proposta, é muito importante que você saiba qual é o valor real do seu salário. E quando falo de valor real, eu quero que você inclua plano de saúde, PLR e qualquer benefício que sua empresa atual te proporcione.
Entender seu salário real te ajudará a informar uma pretensão salarial muito mais alinhada com a sua realidade e te impedirá de aceitar uma proposta que parece boa à primeira vista, mas no fim acaba sendo uma cilada.
Por exemplo, caso na sua empresa atual o valor do reembolso do plano de saúde seja R$250, é importante que você leve em consideração se na nova empresa você terá um plano de saúde com valor de reembolso similar ou se você está disposto a mudar de médicos.
Do contrário, aquele médico que você está acostumado a ir e que a consulta era completamente reembolsada pelo plano de saúde, agora sairá do seu salário e essa diferença (valor da consulta - valor reembolsado) deve entrar na sua conta. O mesmo vale para benefícios como vale alimentação e refeição.
Uma vez que você analisou todo o seu pacote de benefícios e descobriu o seu salário real, chegou a hora de analisar a proposta e negociar. Para isso, meu primeiro conselho é entender quanto aquela empresa costuma pagar para posições similares às que você irá trabalhar. Um site muito bom para fazer essa pesquisa é o Glassdoor, lá você conseguirá ver o salário médio de diversas posições na empresa em que você está se candidatando e conseguirá ver se sua proposta está acima ou abaixo do que eles costumam pagar.
Outra análise que te ajudará durante a negociação e que também pode ser feita no Glassdoor, é sobre quanto o mercado está pagando em média para a sua posição. Entender isso também te ajudará a alinhar suas expectativas durante a negociação.
Por fim, entenda qual benefício você irá trazer para a empresa. Saber exatamente como você pode converter aquele aumento de salário em lucro para a empresa te dará muito mais ferramentas para convencer o recrutador e o gestor da vaga de que você é realmente um candidato único e merece uma proposta melhor.
Assim como nos negócios, se dá melhor nas negociações quem conhece bem o seu produto (você como profissional) e o cliente (a empresa e o mercado) e para isso a preparação é fundamental
Rua Ernesto Nazaré, 31, Alto de Pinheiros São Paulo - SP, 05459-010
contato@mundoinvest.com.br