Logo mundo invest

Como encontrar oportunidades na Renda Fixa: Mercado Secundário

Voltar

por Bruno Destri Coelho

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Renda Fixa
Investimentos
Curiosidades

Como encontrar oportunidades na Renda Fixa: Mercado Secundário

Você sabia que é possível resgatar o dinheiro de um título de Renda Fixa mesmo antes do seu vencimento? Hoje vou te ensinar tudo que você precisa saber sobre o Mercado Secundário.

Vamos a um exemplo prático: você investiu R$10.000 em um CDB com o vencimento para daqui a 1 ano (sua liquidez é apenas no vencimento). Não vamos falar de taxas por agora, mas, 3 meses depois seu carro quebrou e você precisa do dinheiro do título.

E agora? O que você pode fazer? Para isso existe o mercado secundário! De uma maneira muito resumida, o mercado secundário é onde os investidores negociam títulos com outros investidores sem a intervenção do emissor do título. Vamos entender melhor como isso funciona:

Mercado Primário e Secundário

O mercado primário é onde ocorre a emissão de títulos, ou seja, onde a empresa emite títulos diretamente para os investidores.

Quando você abre a plataforma de investimentos do seu banco ou da sua corretora de investimentos, você pode encontrar uma série de títulos de Renda Fixa

Contudo, esses títulos são oferecidos diretamente pelas empresas que os emitem, ou seja, um CDB emitido pelo BTG Pactual (maior banco de investimentos da América Latina) é uma captação de recursos realizada diretamente pelo emissor do CDB(BTG).

O mercado secundário é onde ocorre a venda de títulos entre investidores sem a participação do emissor do título.

Trazendo para o nosso cotidiano, quando você deseja comprar um carro existem duas possibilidades: comprar um carro 0 Km, ou comprar um carro usado. Quando compramos um carro novo, vamos diretamente à concessionária que fabricou o carro. Podemos dizer que esse é o mercado primário!

Por outro lado, se desejamos comprar um carro usado, buscamos com um veículo que já foi usado por outra pessoa, por isso está mais barato que um carro 0 Km. Podemos dizer que esse é o mercado secundário. 

Mas fique atento, assim como os carros, você pode encontrar ótimas oportunidades como também algumas ciladas, por isso a importância de entender o investimento antes de adquirir qualquer coisa.

Todavia, o mercado secundário de Renda Fixa não é tão acessível como o mercado primário. Para você ter acesso a ele é necessário o auxílio de um assessor de investimentosprofissional qualificado em investimentos . Somente esses profissionais possuem acesso a plataformas onde pode-se encontrar os títulos de Renda Fixa disponíveis(sejam eles: CDB’s, LCI, CRA, Debêntures, etc) ofertados por outros investidores.

mercado secundário de renda fixa

Qual é a vantagem do Mercado Secundário de Renda Fixa?

Como citei anteriormente, esse mercado é composto por investidores que estão “vendendo” seus títulos antes do vencimento

As vantagens do mercado secundário são:

  • Títulos com valores descontados
  • Taxas mais atrativas (que não estão sendo negociadas no mercado primário)
  • Mercado exclusivo e de pouco acesso

Em resumo

O mercado secundário é uma ótima maneira para investidores que desejam liquidar seus títulos de Renda Fixa antes do vencimento, como também para quem busca taxas mais atrativas e títulos descontados.

Nós do Mundo Invest podemos te ajudar a conhecer mais sobre esse mercado através da nossa plataforma! Nela você terá o auxílio de um assessor de investimentos de maneira 100% gratuita. Cadastre-se agora e descubra o nosso Mundo!

Fale com o Bruno

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Economista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje com 21 anos, Bruno é um dos criadores de conteúdo da equipe do Mundo Invest. Ele é responsável pela elaboração de posts para nosso Instagram, como também pela criação dos ebooks e blogs da nossa plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91