Logo mundo invest

Como empreender e trabalhar ao mesmo tempo

Voltar

por Antônia Souza

Especialista em Carreira

Empreendedorismo
Curiosidades
Investimentos

Como pessoas ao redor do mundo tem empreendido enquanto trabalham como CLT

Quando olhamos para a história dos nosso país, é bem comum encontrarmos neles profissionais que trabalharam décadas na mesma empresa ou que talvez executaram a mesma função durante toda a vida profissional ativa. Estabilidade, segurança, plano de carreira, esses eram os grandes desejos da geração passada quando o assunto era vida profissional. Essa era a fórmula mágica para o que na época se considerava sucesso.

E como está hoje?

Você que está lendo esse artigo, consegue se imaginar trabalhando com as mesmas pessoas, mesmas funções, mesma empresa por mais de 30 anos? Se a sua resposta foi não, você não está sozinho.

 

É gigante a quantidade de profissionais que não conseguem se imaginar trabalhando por muitos e muitos anos em uma mesma empresa. Profissionais criativos e empreendedores que precisam de algo mais que o trabalho de 9 às 18h para se sentirem completos profissionalmente.

 

Some a isso a queda do poder aquisitivo da população no geral. Os salários atuais não seguem o movimento de alta dos preços e com isso torna-se cada vez mais necessário a geração de renda extra.

 

Esse é um breve resumo de alguns dos fatores que atraem cada dia mais profissionais para o que chamamos de Side Hustle ou projeto paralelo. O termo surgiu na década de 40 nos Estados Unidos mas ganhou outra roupagem nos últimos anos com o aumento do movimento empreendedor entre os profissionais CLT.

Com certeza você deve conhecer pessoas que trabalham em grandes empresas e tocam suas próprias empresas em paralelo. Fotógrafos, coaches, designers, arquitetos, consultores, advogados e muitos outros, a combinação entre carreira não tem limites e muitas vezes impressiona.

Como empreender e trabalhar ao mesmo tempo

Mas, qual é o segredo para ter equilíbrio entre as duas profissões?

 

Um outro fator que não citei acima mas que é um grande motivador dos projetos paralelos é a paixão. As pessoas estão cada dia mais apaixonadas por assuntos diferentes e o segredo está no controle dessa paixão.

 

É por conta da paixão pelo projeto paralelo que o profissional começa a trabalhar em duas cadeiras diferentes, afinal ter um segundo emprego significa ter trabalho dobrado e se não fosse a tal da paixão muitos projetos não sairiam do papel. Mas é aí que está o desafio.

Para os que trabalham em duas profissões e uma delas é a sua paixão, é inevitável que em algum momento a vontade seja jogar tudo pro alto e focar apenas na paixão mas, há alguns pontos que devem sempre ser levados em conta:

 

  1. Você possui uma reserva financeira?

A vida do empreendedor envolve muitas incertezas e garantir uma reserva que funcione como capital de giro para o seu negócio te ajudará a enfrentar os desafios de forma mais tranquila. Caso queira aprender a se planejar financeiramente clique aqui

 

  1. Seu negócio possui rendimento constante?

Uma das constantes na vida do empreendedor é a imprevisibilidade quanto ao faturamento, principalmente nas fases iniciais do negócio. Por isso, antes de tomar a decisão de seguir apenas com o seu projeto paralelo, faça os cálculos de quanto você e sua família precisam para viver mensalmente e análise se o seu negócio vem gerando aquela renda total por um período igual ou maior que 12 meses. Fazer essa análise te ajudará a entender o momento do seu projeto e se será realmente possível custear o seu estilo de vida apenas com ele.

 

  1. Tenha a sua empresa CLT como sócia.

Muitas empresas proíbem em contrato que os seus funcionários tenham qualquer outra atividade remunerada em paralelo, se a sua te permite seguir com o seu, retribua isso. Um dos desafios dos profissionais que têm dupla jornada é deixar de focar no trabalho que até aquele momento paga o seu salário e demonstrar que já não liga para aquela atividade. Pensar que direta ou indiretamente sua empresa atua como sócia do seu empreendimento te ajudará a focar em continuar entregando resultados para ela e assim te dará a estabilidade necessária para estruturar seu negócio com calma.

 

Se você sonha em ter seu próprio negócio mas não tem coragem de abrir mão do emprego e arriscar, o side hustle pode ser a solução para você. Empreenda sem abrir mão da sua carreira e descubra se a sua paixão tem de fato espaço no mercado.

 

Caso tenha qualquer dúvida, me coloca disposição para te ajudar! Basta preencher o formulário abaixo.

 

Um beijo e até a próxima.

 

Adriana

Fale com a Antônia

Especialista em Carreira

Administradora formada pela UFRJ e Especialista em carreira. Antônia Souza tem em seu currículo grandes empresas como Meta, Amazon, Uber, L'Oréal e Stone. Sempre muito estratégica em suas decisões profissionais, logo identificou uma necessidade de amadurecimento e visão estratégica para os jovens adultos brasileiros.

CNPJ 31.630.299/0001-91