Logo mundo invest

APRENDA DE UMA VEZ POR TODAS A INVESTIR EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS

  1. Mundo Invest

APRENDA DE UMA VEZ POR TODAS A INVESTIR EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Se você também é o tipo de investidor que gostaria de viver de renda de aluguéis sem nem mesmo precisar ter um imóvel ou se preocupar com IPTU, condomínio e outros gastos, então você está no lugar certo! 

Sim, é isso mesmo que você entendeu! É possível que você receba aluguéis mensais de imóveis sem nem mesmo ter um imóvel físico. E tudo isso graças aos Fundos Imobiliários, também conhecidos como FIIs.

Então se esse é um assunto que te interessa, vem comigo nessa que vou explicar tudo que você precisa para investir em Fundos Imobiliários e receber uma renda todo mês.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS, O QUE SÃO?

Para ser bem direto com você e sem muita enrolação, os Fundos Imobiliários funcionam como uma espécie de condomínio de investidores que unem seus recursos para investir no Mercado Imobiliário. Esse tipo de investimento, também chamado de FIIuma abreviação do seu nome técnico - Fundo de Investimento Imobiliário é uma das melhores alternativas para investidores que desejam ter uma renda mensal, mas que não querem (ou não podem) ter um imóvel.

Imagine que você gostaria muito de ter uma renda mensal através de um imóvel, mas, no momento, você não tem o capital necessário para comprar o imóvel que você deseja. Então o que que você faz? Você se junta com outros investidores e, em conjunto, compram (ou constroem) um imóvel e dividem, proporcionalmente ao valor investido, o aluguel recebido. Esse é o conceito de um FII.

Agora, trazendo para o mercado de investimentos, é natural que se tenha uma formalização dessa prática e, para isso, alguns pontos são importantes.

Dentre eles, pode-se destacar o papel do Gestor, que é aquele profissional que será o responsável por escolher quais imóveis serão adquiridos ou construídos, e, claro, tudo de acordo com as políticas do fundo e os seus objetivos previamente definidos.

Além disso, a soma dos recursos alocados no início do fundo, será o patrimônio inicial designado para as operações, o qual é dividido em cotas - ou também interpretadas como “frações” desse fundo. Quem aplica nesse fundo, na verdade, está comprando cotas, sendo que, ao cotista, não é permitido exercer nenhum direito real sobre os imóveis do fundo, mas, ao mesmo tempo, também não precisa se envolver em nenhuma questão burocrática do empreendimento. 

Essas cotas são negociadas em bolsa e são identificadas através de um Tickero código de negociação de um ativo que é composto por quatro letras maiúsculas e um número, que no caso dos FIIs é o número 11 (XXXX11). Alguns exemplos são: HGLG11, MXRF11, BCFF11, e inúmeros outros.

As cotas são usadas, principalmente, para a distribuição dos proventos pagos mensalmente, onde cada investidor receberá proporcionalmente ao quanto tem investido no fundo.

Já sobre as decisões tomadas pelo Gestor, essas devem estar, conforme comentado anteriormente, em concordância com as políticas do fundo, sobre as quais comentaremos abaixo…

OS TIPOS DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Essas políticas do fundo devem estar de acordo com algumas classificações da ANBIMA, para que o investidor possa saber de forma transparente qual o foco desse fundo e entender se ele atende suas necessidades. As classificações da ANBIMA podem ser acessadas no detalhe aqui, e são divididas da seguinte forma:

tabela com as classificações de Fundos Imobiliários segundo a ANBIMA

Além disso, popularmente no mercado, os FIIs podem ser divididos em três principais categorias, sendo elas:

Fundos de Tijolo:

São os FIIs que investem em ativos físicos. Esses fundos são aqueles que costumam ganhar com aluguéis e apresentam algumas subdivisões dependendo do foco que a operação possui. Os mais comuns são de shoppings, escritórios e salas comerciais, galpões logísticos e hospitais.

Fundos de Papel ou Recebíveis:

Esses são os fundos que compram títulos ligados ao mercado imobiliário, e não o imóvel de fato. Nas carteiras desse tipo de fundos é comum encontrarmos ativos como Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letra Hipotecárias (LH), cotas de outros fundos, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e outras aplicações que possuam vínculo com o Mercado Imobiliário

Fundos Híbridos:

São os fundos com uma atuação mais vasta, podendo mesclar as atuações dos Fundos de Tijolos e dos Fundos de Recebíveis.

TRIBUTAÇÃO EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Possivelmente aqui é onde entra um dos principais pontos de se investir em Fundos Imobiliários. Como o seu foco é na distribuição de proventos aos seus cotistas, a sua tributação contribui para esse tipo de investimento.

De maneira geral, existem dois tipos de ganhos que um investidor pode ter ao investir em FIIs. O primeiro deles é o mais lógico e que vai ao encontro do objetivo principal dos Fundos Imobiliários: o pagamento de proventos.

Nesse ponto, o investidor é isento do pagamento de IR desde que o cotista tenha menos de 10% do fundo, que suas cotas sejam negociadas exclusivamente em bolsa ou balcão e que esse fundo possua, pelo menos, 50 cotistas. 

Já a outra forma de ganho é conhecida como Ganho de Capital e nada mais é do que a valorização da cota do investidor. Nesse caso, o IR incide apenas na venda da cota (então para aqueles investidores que não pretendem se desfazer de suas cotas, não é uma preocupação) com uma alíquota de 20%.

Vale ressaltar que, caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação à tributação, aqui no MundoInvest temos esse artigo específico sobre a tributação de FIIs que pode lhe ajudar!

E é claro que o fato de esse tipo de investimento apresentar certas isenções de IR é muito bom para o investidor, mas os FIIs também apresentam muitas outras vantagens.

PRINCIPAIS VANTAGENS DE SE INVESTIR EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Se você ainda ficou com alguma dúvida das principais vantagens em se investir em Fundos Imobiliários, estou deixando abaixo alguns dos principais pontos que podem lhe ajudar nessa decisão:

  • Delegar as decisões sobre investimentos a um profissional especializado (gestor);
  • Fundos Imobiliários permitem que mesmo pessoas com pouco dinheiro possam ter acesso ao Mercado Imobiliário;
  • Os investimentos realizados apresentam mais liquidez que um imóvel, visto que são negociados em bolsa, além de serem fracionados, ou seja, você pode resgatar apenas parte do valor investido;
  • Todas as questões burocráticas de Certidões, Escrituras e etc, bem como manutenções e reparos não são de responsabilidade do investidor e sim da Administradora do Fundo;
  • Isenção de IR no recebimento de proventos.

Claro, se você se encaixa no perfil de investidor que deseja ter mais controle de questões burocráticas, o investimento direto em imóveis combina mais com o seu perfil. Porém, se você se identificou com os FIIs e quer investir em Fundos Imobiliários, aqui também temos um artigo falando como encontrar boas oportunidades e também preparamos um passo a passo para você.

PASSO A PASSO PARA O PRIMEIRO INVESTIMENTO EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS

  • Antes de mais nada você precisa ter conta em uma Corretora. Então pesquise bem as opções disponíveis no mercado e tome cuidado com as Taxas de Corretagem, que podem ser cobradas, pois o FII é um ativo negociado em bolsa, assim como ações;
  • Reflita sobre o seu Perfil de Investimento e sobre os seus objetivos. Com isso você consegue entender os FIIs que mais se encaixam com o que você vem buscando;
  • Para escolher o seu FII, estude a política de investimentos do fundo, regulamentos, boletins mensais e etc. Todas essas informações você encontra no site da bolsa;
  • Saiba, também, como está o histórico de proventos desse fundo e se está de acordo com o que você busca. Aqui na nossa plataforma MundoInvest você consegue observar esses dados do fundo escolhido;
  • Por fim, basta acessar sua conta da corretora, ir até o Home Broker e preencher o Ticker do fundo, a quantidade que você deseja e o valor unitário por cota.

Agora que você já sabe tudo que é necessário saber sobre como investir em Fundos Imobiliários, é só realizar o seu primeiro investimento e aguardar os rendimentos mensais.

Qualquer dúvida conte com a gente, bons investimentos e te vejo no próximo texto! ;D

Conheça o Guilherme

Analista de Investimentos CNPI

Investidor pessoa física desde 2017, Guilherme Paiva já atuou em diversas frentes do Mercado Financeiro. Tendo início em sua carreira como Assessor de Investimentos, hoje, Guilherme é Analista Fundamentalista de Investimento com a Certificação CNPI, sendo especialista nas áreas de Organização Financeira Pessoal, Gestão de Ativos e Investimentos. Formado em Administração com ênfase em Gestão para Inovação e Liderança pela UNISINOS/RS, Guilherme desenvolve sua carreira acadêmica auxiliando na produção de artigos científicos, além de prestar alguns serviços voluntariados de Mentorias Financeiras.

Logo Mundo Invest

Rua Ernesto Nazaré, 31, Alto de Pinheiros São Paulo - SP, 05459-010

Contato

contato@mundoinvest.com.br

©2024 Mundo Invest - CNPJ 49.889.513/0001-94