Logo mundo invest

Os principais setores da bolsa de valores

Voltar

por Thomas Pedrinelli

Especialista do MundoInvest

Ações
ETF

Todo investidor deve saber os setores que são oportunidades no mercado financeiro. Hoje temos mais de 10 setores e todos tem suas oportunidades, vantagens e desvantagens. Conhecer os setores que as empresas estão na bolsa de valores é muito importante para quem deseja investir de forma inteligente - independente da estratégia que utilizar. 

Hoje, os setores da bolsa são:

  • Bens Industriais
  • Comunicações
  • Consumo Cíclico
  • Consumo Não Cíclico
  • Financeiro
  • Materiais Básicos
  • Outros
  • Petróleo. Gás e Biocombustíveis
  • Saúde
  • Tecnologia da Informação
  • Utilidade Pública
volatilidade

Como a bolsa é segmentada 

Antes de falar de cada setor, precisamos entender como B3 faz a separação entre Setor / Subsetor / Segmento. As companhias negociadas na bolsa de valores são caracterizadas conforme o que produzem e o que vendem, e os setores são as categorias em que cada empresa se encaixa. É uma forma de organização da B3 e condição para que as empresas possam se enquadrar nos critérios da bolsa. 

Em seu site, A B3 determina alguns critérios para a classificação setorial e justifica essa classificação por 4 motivos: 

- Certificar que haja uma identificação mais objetiva dos setores

- Permitir uma visão mais clara sobre as empresas, pois apesar de atuarem com a mesma atividade, possuem estágios similares da cadeia produtiva

- Facilitam a localização dos setores de atuação das empresas

- Fazer com que o investidor se aproxime dos critérios utilizados pelo mercado financeiro nacional e internacional.

Principais setores da bolsa

Bens industriais

Um dos maiores setores da bolsa.  Ele reúne os subsetores de comércio, construção, engenharia, máquinas e equipamentos, material de transporte, serviços e transporte.

Confira as empresas listadas nesse setor: 

Empresas listadas na bolsa no setor bens industriais

Comunicações

Este setor é subdividido em Mídia, Telecomunicações e Telefonia Fixa. Há também empresas listadas nos segmentos Produção e Difusão de Filmes e Programas, Telecomunicações e Telefonia Fixa.

Empresas listadas na bolsa no setor de comunicação

Consumo cíclico: 

Outro setor gigante e necessário para todos os investidores. Esse setor depende de um ciclo econômico ou específico para ter bons resultados. Abrange Automóveis e Motocicletas, Comércio, Construção Civil, Diversos, Hotéis e Restaurantes, Tecidos, Vestuário e Calçados, Utilidades Domésticas e Viagens e Lazer.

Empresas listadas na bolsa no setor consumo cíclico

Consumo não-cíclico

Esse setor não é afetado pelos ciclos da economia e muitas empresas listadas aqui são consideradas essenciais. São eles as empresas com atuação em Agropecuária, Alimentos Processados, Bebidas, Comércio e Distribuição e Produtos de Uso Pessoal e de Limpeza

Empresas listadas na bolsa no setor de consumo não-cíclico

Financeiro:

O setor financeiro é um dos maiores da bolsa e um dos que tem mais peso no índice IbovespaÍndice da Bolsa de Valores Brasileira. Nesse setor você irá encontrar todos os bancos, corretoras e segurados do mercado. Os subsetores são; Exploração de Imóveis, Holdings Diversificadas, Intermediários Financeiros, Previdência e Seguros, Securitizadoras de Recebíveis e Serviços Financeiros Diversos.

Empresas listadas na bolsa no setor financeiro

Materiais básicos

Esse setor leva em consideração as empresas que produzem ou comercializam produtos químicos, minério e embalagens. Seus subsetores são: Embalagens, Madeira e papel, Materiais diversos, Mineração, Químicos e Siderúrgica e Metalúrgica.

Empresas listadas na bolsa no setor materiais básicos

Petróleo, gás e biocombustíveis 

Setor muito influente na bolsa, principalmente por comportar empresas robustas atreladas a commodities de petróleo e derivados petroquímicos.

Empresas listadas na bolsa no setor de petróleo, gás e biocombustíveis

Saúde

Setor essencial na B3 e para os brasileiros. Com o passar dos anos teve um crescimento significativo na bolsa devido a quantidade de IPO’sInitial Public Offering – quando a empresa abre seu capital na Bolsa de Valores e entra para a B3 feitos. Muitos dos recursos captados por empresas desse setor são utilizados para melhorias e ampliação de serviços e atendimento.

Empresas listadas na bolsa no setor da saúde

Tecnologia da informação 

Setor pouco explorado na bolsa de valores, porém não menos importante. Hoje conta com apenas dois subsetores: computadores e equipamentos e programas e serviços. 

Curiosidade: Nos Estados Unidos existe uma bolsa apenas para empresas do setor de tecnologia – A NASDAQ. Essa bolsa contempla mais de 3000 empresas! Ou seja, ainda existe muito espaço para as empresas brasileiras poderem se promover e abrir capital!

Empresas listadas na bolsa no setor de tecnologia da informação

Utilidade pública

Aqui são listadas as empresas que atuam na distribuição de energia e saneamento básico. Utilizam a B3 para captar recursos e investir em projetos de melhorias. Os subsetores são: água e saneamento, energia elétrica e gás. . 

Empresas listadas na bolsa no setor de utilidade pública

Outros

Nesse setor estão as empresas que não se encaixam nos setores listados acima. Em sua maioria são as holdings que estão nesse setor.

empresas listadas na bolsa de outros setores

Diferenças entre os setores

Os setores que são atrelados a commoditiesqualquer bem em estado bruto, geralmente de origem agropecuária ou de extração mineral ou vegetal, produzido em larga escala mundial e com características físicas homogêneas, seja qual for a sua origem, geralmente destinado ao comércio externo. são sempre oportunidades no nosso radar. Petróleo, frigoríficos, mineração, siderurgia e agropecuária são um exemplo desses setores. Atrelados não só aos movimentos globais por conta da sua matéria prima e/produto final, esses setores também estão expostos aos movimentos cambiais

Durante a crise de 2020, esses setores foram afetados diretamente pela retenção mundial em termos de consumo bruto, mas hoje já estão voltando à patamares saudáveis e são boas oportunidades para ter em carteira!

O setor elétrico é um setor não-cíclico, assim como quase todos do segmento utilidades públicas. Além de não sofrer oscilações sazonais de mercado, esse setor é muito famoso por repassar grande parte dos seus lucros para os acionistas, sendo um dos principais setores para investir focado em dividendos.

Outra oportunidade é setor privilegiado das empresas financeiras. Não é novidade que os bancos são as empresas que mais obtém lucros, tanto nas crises quanto em épocas de evolução e prosperidade. Aqui temos ainda a possibilidade de investir tanto em bancos pequenos focados em crescimento e buscar uma alta valorização quanto em bancos consolidados e buscar dividendos. Esse setor, alias, é um dos preferidos aqui no Mundo Invest!

Como descobrir qual o setor das minhas ações

Para descobrir em qual setor sua ação se encaixa é bem simples. No portal fundamentus, você consegue encontrar diversas informações sobre um papel, como receita liquida, EBIT, lucro líquido, dividendo, entre outras informações além do setor em que a empresa se encontra.  

Veja um exemplo abaixo com VALE3:

As setas indicam:  a barra de pesquisa, onde você irá colocar o nome da ação que deseja obter mais informações, O setor em que o papel está inserido e seu subsetor.

pesquisando no portal fundamentus

Como diversificar minha carteira de ações entre os setores

A diversificação é uma boa estratégia para proteger seus investimentos, pois aplicando seu dinheiro em ativos diferentes, conseguimos mitigar as perdas durante uma crise econômica, desvalorização da moeda ou das próprias empresas. Além disso, ter ativos diferentes ajuda na rentabilidade da carteira, onde podemos obter margens maiores e resultados no curto, médio e longo prazo, sempre com objetivos de obter rendimentos regulares e o aumento do patrimônio. 

Para diversificar sua carteira de ação, você deve fazer uma análise de cada setor e das empresas que pretende investir, e para isso existem duas análises que devem ser feitas: a análise técnicaleva em consideração o histórico de movimentação dos preços do que perspectivas de mercado e a análise fundamentalistaconsidera fatores macroeconômicos, mercado de atuação e indicadores financeiros para avaliar as empresas. Elas são importantíssimas para você validar se a ação desejada é uma boa empresa. Afinal, você está virando sócios dela. 

A importância da diversificação se dá pelo fato de você não colocar o valor investido em apenas um setor ou ação, isso porque os papéis do mesmo setor tendem a se mover juntos. 

Fazendo essas análises, você conseguirá identificar o setor e empresa que mais te agrada ou que faça sentido naquele determinado momento, além de identificar se pretende utilizar uma estratégia de curto, médio ou longo prazo.

Próximos Passos

Entender os setores da bolsa é muito importante para começar a investir, isso irá ajudar a escolher os papéis certos para a sua carteira, além de fazer com que você se aprofunde mais sobre cada setor e saiba o momento certo para cada um deles. 

Para quem não tem tempo de ficar olhando o mercado, o interessante é pedir o auxílio de um especialista, que possa orientar você a montar uma carteira globalcarteira de investimentos completa e na carteira de açãoparte da alocação focada em Renda Variável que requer uma atenção e manutenção maior. 

Se precisar de uma ajuda, entre em contato comigo! Fico a disposição para ajudar você a investir melhor!

Espero sua mensagem!

Abraços,

Helena Burti Junqueira

Fale com o Thomas

Especialista do MundoInvest

Engenheiro por formação e Gestor do Mundo Invest, o Professor Thomas Pedrinelli é um dos principais professores na equipe do MundoInvest. Ele é responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção de todos nossos cursos e conteúdos da plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91