Logo mundo invest

O que é Private Equity?

Voltar

por Bruno Destri Coelho

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Investimentos alternativos
Curiosidades

O que é Private Equity?

Se você investe com certeza já deve ter ouvido em algum lugar a modalidade “Private Equity”. Mas o que é o Private Equity? Em resumo, é um tipo de investimento alternativo, em que você compra uma participação societária em uma empresa que não é listada em bolsa.

É como se você comprasse uma “ação”, e assim você recebe os dividendos provenientes da empresa conforme seu desempenho como também sua cota pode valorizar conforme o crescimento.

Um dos grandes exemplos de Private Equity, foi o investimento de cerca de U$1,5 bilhão de Warren Buffett para se tornar sócio do Nubank (na época que o capital da empresa era fechado). Para nós investidores comuns, não é preciso ser um bilionário para investir em empresas que não possuem ações na bolsa. Hoje, você pode encontrar diversas empresas pequenas que estão em busca de captar recursos através do private equity.

Vantagens do Private Equity

Através do Private Equity você pode investir em diversos setores como: agronegócio, imóveis, geração de energia, ativos florestais e até mesmo motéis!

Existem investimentos que são muito interessantes e que te dão oportunidade de apoiar negócios que fazem sentido para você, e o melhor de tudo, você ainda ganha dinheiro com isso. 

Um exemplo, você pode investir em usinas solares! Além de ajudar o meio ambiente, você vira sócio de um negócio muito rentável.  O setor de energia é reconhecido por ser perene, ou seja, muito sólido e com um ótimo desempenho em meio às crises. 

Para os entusiastas do Agro, existem diversas ofertas de private equity em empresas focadas na pecuária extensiva. Já pensou em ser sócio de uma fazenda? O Brasil é reconhecido internacionalmente por ser o maior exportador de carnes, e através do private equity você pode fazer parte disso.

Além disso, todas as negociações são reguladas pela CVM (Comissão de Valores Imobiliários), ou seja, são empresas reais buscando investimentos reais.

Em resumo, as principais vantagens são:

  • Retorno elevado
  • Lastro na economia real
  • Diversificação

Riscos do Private Equity

Como qualquer investimento, os private equities também possuem seus riscos. É muito importante que os investidores fiquem atentos a quais ativos devem investir. Assim como ocorre na bolsa de valores, existem empresas que não entregam bons resultados, por isso deve-se realizar uma análise detalhada dos ativos desejados.

Os principais riscos são

Principais riscos:

  • O risco da própria empresa
  • Baixa liquidez (pelo fato das cotas não serem negociadas em bolsa)

Onde posso investir em Private Equity?

Atualmente existem algumas plataformas que você pode buscar essa modalidade de investimento. 

Basta você criar uma conta em uma dessas plataformas, escolher um investimento que faça sentido para seus objetivos e que estejam de acordo com seus riscos, e por fim realizar um aporte na empresa desejada.

Nós do Mundo Invest gostamos muito da plataforma da Blox! Uma plataforma que reúne diversos tipos de investimentos alternativos em apenas um local. Além disso, é uma plataforma completamente segura e com registro na CVM para realizar seu negócio.

CLIQUE AQUI e conheça mais da Blox!

Caso fique alguma dúvida eu fico a disposição, basta clicar em “fale com o autor” que logo te responderei!

Fale com o Bruno

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Economista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje com 21 anos, Bruno é um dos criadores de conteúdo da equipe do Mundo Invest. Ele é responsável pela elaboração de posts para nosso Instagram, como também pela criação dos ebooks e blogs da nossa plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91