Logo mundo invest

Investir como profissional sem perder tempo!

Voltar

por Thomas Pedrinelli

Especialista do MundoInvest

Renda Fixa
ETF

Invista como os melhores investidores sem precisar anos de experiência de mercado!

Como investir tão bem quanto um profissional?

Investir hoje é um dos assuntos mais em destaque e estamos sendo impactados por todos os lugares, até mesmo na TV aberta e Rádio! Os dados mostram que o número de investidores nunca esteve tão alto no Brasil na Bolsa de ValoresHoje somos mais de 3,5milhões de investidores - um crescimento de 58% em um ano. E mesmo assim, muitos brasileiros que querem investir, buscam informações, pesquisam muito, mas na hora de realmente investir, ficam receosos e não o fazem, deixando seu dinheiro em lugares “seguros”, que na verdade são armadilhas financeiras. Ou, o que já vi diversas vezes acontecer, tentam se aventurar no mundo dos investimentos e acabam fazendo operações que não conhecem e perdem dinheiro.

Por onde começar?

A educação financeira no Brasil não existe – sejamos sinceros. E isso prejudica e muito quando falamos sobre investimentos.

O Mundo Invest trabalha dia e noite realmente para mudar esse panorama brasileiro e trazer para você e todos os brasileiros o conhecimento para você aprender como investir! E quando falo de você aprender, você não precisa se preocupar em se tornar um expert em ações ou ter um diploma de economia. E essa é a melhor parte que muitos não sabem!

Mercado Financeiro é um setor com uma atividade fim muito específica. E muitas vezes eu sei que isso pode assustar a maioria brasileiros! Mas vamos fazer uma analogia. Quando você está com um problema de saúde, que que você faz? Liga paro o seu médico e ele te indicará se é melhor realizar uma consulta, tomar um remédio, ficar em repouso ou fazer algum exame específico. Veja, você não precisa se formar em medicina para saber o que fazer com sua saúde. Você pode contar com um profissional.

Passo a Passo para investir

E isso funciona para todas as áreas. Se você está com um problema com seu pet, você o leva ao veterinário, se está com problema no carro, o leva ao mecânico.

E para investir, não poderia ser diferente! Existem DIVERSOS profissionais que estão prontos para te ajudar – desde ensinar sobre mercado financeiro até para investir por você! E é muito mais fácil do que você pensa!

Se você investe ou está pensando em investir, já deve ter ouvido falar em ações. Esse ativo é o tipo mais conhecido da Bolsa de Valores. Porém, ele não é o único ativo negociado na B3. Existem outros investimentos que podem diversificar sua carteira de investimentos.

E quando você começa a buscar conhecimentos sobre investimentos a fim de aplicar seu dinheiro com mais segurança e consciência, deve se deparar com inúmeras informações complexas e até mesmo promessas de retorno absurdas. Quando for ler sobre renda fixa, veremos termos como CDB, FGC, Debênture etc. Já em ações vamos ouvir termos como ROE, P/L, CAGR, day trade e outras silgas.

O mercado de capitais, assim como medicina, é complexo e é um mundo que tem diversos ramos, especialidades, profissionais e possibilidades. E não pense que quero desestimular você a investir! Muito pelo contrário, estou aqui exatamente para te mostrar que é tão simples quanto ir ao mecânico e pedir para ele dar uma geral no carro!

É importante você saber algumas coisas para tomar a melhor decisão. Se o mecânico falar que você precisa trocar o pneu, você tem que saber analisar se ele está gasto ou não, mas não precisa saber o tipo específico de borracha, data de fabricação nem o que está acontecendo com o mercado de matéria prima de borracha. Investir é exatamente a mesma coisa!

Hoje em dia há diversos tipos de investimentos que possibilitam você investir mais rápido e de maneira simples. Separei aqui 3 modelos que você pode investir e terceirizar as decisões para um especialista.

1.    Fundos de Investimento

2.    ETF’s

3.    Assessoria de Investimentos

Fundos de Investimento:

Em um resumo simples, Fundos de Investimentos nada mais são do que um grupo de pessoas que “emprestam” dinheiro para uma equipe profissional que tomará todas as decisões do que fazer.

como funciona fundo de investimento

Fundo de Investimento é a primeira ferramenta para você deixar seu dinheiro nas mãos de profissionais. Você compra as cotas dos fundos e faz um aporte financeiro. O gestorResponsável pelo Fundo de Investimento, de acordo com a estratégia do fundo, irá selecionar os melhores ativos e coordenar sua equipe de analistas para compor a carteira do fundo e irá fazer todos os ajustes para buscar a maior rentabilidade possível que consegue, mais uma vez, de acordo com a estratégia do fundo.

Hoje existem mais de 1400 fundos disponíveis para todos os gostos, credos, estilos, perfis e objetivos. Ou seja, se você quiser investir em empresas com foco em ESGEnvironmental, Social and Governance - Silha para empresas que se dedicam a um futuro melhor em termos ambientais, sociais e de governança, um assunto abordado hoje em dia, você tem fundos como o BB AÇÕES ESG GLOBAIS FIC FIA - BDR NÍVEL I (**não é uma recomendação de investimento).

Gráfico BB AÇÕES ESG GLOBAIS FIC FIA - BDR NÍVEL I

Fonte: Site Verios

Para você escolher o fundo certo ou a composições de fundos para você, escrevi outro conteúdo específico de fundos de Investimento, onde passo de ponta a ponta como funcionam, exemplos reais e como identificar bons fundos dentro de todos que estão disponíveis.

Além de você poder terceirizar os investimentos, Fundos de Investimentos são uma excelente oportunidade para quem quer diversificar com pouco capital. Se você tiver R$10.000 para investir, com um perfil moderado, é razoável você pensar em estruturar uma carteira com 50% em Renda FixaTesouro Direto, LCI, CDB e outros, 40% em Renda VariávelAções, Fundos Imobiliários, BDR's, Operações Estruturadas e 10% em alternativosModeas, Ouro, Prata, Urânio, Criptoativos, etc.

Em RF, teríamos disponíveis R$5.000 e precisaremos diversificar entre investimentos pré fixados e pós fixados atrelados a inflação e a Selic.

Diversificação de um fundo de investimento

Cada vez que buscamos ativos específicos, nosso poder de compra diminui, pois nosso volume financeiro fica fracionado. Mas agora, se você juntar 100 pessoas na mesma situação, você tem um volume muito maior e, consequentemente, consegue buscar mais oportunidades no mercado.

Um fundo busca exatamente isso. Capitalizar o maior volume financeiro possível para buscar seu objetivo com as melhores oportunidades do mercado!

E hoje, como falei, temos mais de 1400 fundos de investimento! Temos fundos de renda fixa focados em inflação, em pré-fixado, em tesouro direto. Temos fundos multimercados, que buscam uma mescla em ativos diferentes, como ações, FII’s e Renda Fixa. Fundos de ações, onde o principal foco é buscar uma rentabilidade mais atrativa que o Ibovespa, por exemplo. Além de todos esses, ainda temos os fundos alternativos, como eu falei, focado em ESG, urânio, criptoativos, entre outros.

No página de fundos do BTG, você pode consultar diversos fundos disponíveis hoje!

ETF (Exchange trade funds)

Uma outra maneira de investir com pouco tempo é utilizar os ETFs. Podemos dizer que também são fundos, porém com algumas particularidades. Esses fundos são o que chamamos de fundos fechados, ou seja, não é permitido aportes ou resgates, mas sim a compra e venda das suas cotas na bolsa de valores. Isso faz com que exista uma oscilação na sua precificação por conta da oferta e demanda natural do mercado.

Outra grande diferença para um fundo de investimento é que as ETFs têm uma gestão passiva, ou seja, costumam seguir um determinado índice ou um conjunto de ações e não buscar movimentações mais agressivas de mercado. Um bom exemplo um é o BOVA11, que tem como objetivo replicar o Ibovespa, o principal índice da B3. Assim, a carteira do BOVA11 copia a composição do Ibovespa.

Histórico do ETF BOVA11

Fonte: Carteira Global

Por esses motivos, geralmente, as ETFs têm uma taxa de administração menor do que as de fundo de investimentos por não exigir tanto do gestor e sua equipe.

Existem hoje mais 40 ETF’s listados na B3. Nesse outro post, explico como podemos tomar a melhor decisão e, investindo de maneira inteligente, tenho certeza que você terá um grande futuro no longo prazo em investimentos.

Mas Thomas, não tenho tempo para escolher ou aprender sobre como escolher um ETF! E agora?

Muitas vezes ainda temos que analisar os ETF’s e fundos de investimento para não cair em armadilhas. E, principalmente nos dias de hoje, muitas vezes falta-se tempo para estudar, acompanhar e decidir qual o melhor investimento. Por isso, podemos levar nosso carro no mecânico, ou, no mundo dos investimentos, simplesmente pedir ajudar a um Assessor de Investimentos – um profissional dedicado a trazer informações do mercado para você!

Escolhendo o melhor ETF para começar investir

Como funciona a assessoria de investimentos?

Um Agente Autônomo de Investimentos (AAI), ou um Assessor de Investimentos, tem como missão entender o objetivo financeiro do cliente e montar uma estratégia ao longo da sua vida, pensando em viabilizar todos seus desejos como investidor e a sua aptidão a risco. Ele busca entender as melhores alocações para o momento de vida do investidor e auxiliar com toda e qualquer dúvida que venha a surgir durante o processo.

Vale a pena começar falando sobre as credenciais dos assessores. O AAI é um profissional cuja sua atuação é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e precisa ser certificado pela Ancord. Uma vez certificado, o AAI deverá se credenciar a uma corretora e então poderá trabalhar.

Um assessor tem 3 funções:

  • Captar e prospectar clientes;
  • Fornecer informações sobre ativos mobiliários e produtos da instituição em que é vinculado;
  • Receber e registrar ordens provenientes dos seus clientes, enviando-as para sistemas de negociação ou registro cabíveis.
O assessor de investimento fornece informações, capta novos clientes e recebe ordem dos clientes.

Ou seja, um assessor é um profissional qualificado que vive o mercado financeiro e trará todas as informações que você precisa para você tomar a melhor decisão. O AAI nunca poderá indicar ou oferecer um investimento específico. Aliás, uma outra segurança que você tem ao investir com um Assessor de Investimentos é que ele nunca poderá executar nenhuma operação por você! Ele sempre te enviará, ou precisará de uma confirmação sua para poder executar qualquer movimentação de investimentos!

Na plataforma do BTG, por exemplo, você consultar diversos escritórios para buscar um assessor de investimentos. Recomendamos você procurar escritórios renomados e com grandes equipes, como a EWZ Capital, nossa parceira em geração de conteúdos.

Quais são os benefícios de ter um acompanhamento de um assessor?

Os assessores qualificados têm conhecimento dos melhores fundos e ETFs, assim como sabem diferenciar boas ações e fundos imobiliários do momento, além de renda fixa, previdência e outros ativos. Buscando não só te entregar resultado e rentabilidade, mas também, deixar o investidor tranquilo ao saber que existe uma pessoa de confiança cuidando do seu patrimônio.

E caso tenha surgido a pergunta de quanto custa uma assessoria de investimentos, a resposta é: nada. A forma mais efetiva e prática de se investir no mercado financeiro não tem custo algum! Os AAI são remunerados diretamente pelas corretoras e não cobram nenhum tipo de taxas específicas ou serviços mensais!

Quer saber mais sobre como investir com um AAI? Me mande uma mensagem que podemos marcar um bate papo com o meu próprio assessor de investimentos!

Até a próxima!

Thomas Pedrinelli

 

Fale com o Thomas

Especialista do MundoInvest

Engenheiro por formação e Gestor do Mundo Invest, o Professor Thomas Pedrinelli é um dos principais professores na equipe do MundoInvest. Ele é responsável pela criação, desenvolvimento e manutenção de todos nossos cursos e conteúdos da plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91