Logo mundo invest

Inflação (IPCA) registra alta de 0,47% em Maio

Voltar

por Bruno Destri Coelho

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Noticias
Indicadores
Macroeconomia

Inflação (IPCA) veio abaixo das expectativas mas ainda longe do ideal

Nesta quinta-feira (09/06) o IBGE divulgou o resultado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) referente ao mês de Maio. A inflação registrou uma alta de 0,47%, abaixo das expectativas de 0,60%. No acumulado dos últimos 12 meses o índice chega ao patamar de 11,73%.

Os principais setores responsáveis pela alta foram: vestuário (2,11%), transportes (1,34%) e saúde (1,01). Em contrapartida, o único setor que registrou queda foi a habitação (-1,70%). 

inflação em maio

Mesmo com uma desaceleração, ainda estamos longe do ideal

Até o momento, o acumulado da inflação chega a 4,78%. Lembrando que a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional no início do ano de 2022 era de 5%, ou seja, é fato que iremos estourar o teto pelo segundo ano consecutivo (em 2021 também foi estourado).

Por outro lado, a alta da inflação no corrente ano está atrelada a diversos outros fatores internacionais, principalmente a guerra entre Rússia e Ucrânia, que pressionou o preço das commodities (soja, milho, petróleo, etc).

E como ficam os investimentos?

Por fim, quem conseguiu adquirir títulos atrelados à inflação ainda no ano de 2021 com certeza está se beneficiando com o descontrole da inflação no Brasil. Contudo, estamos passando por um momento que devemos ter um grande cuidado com o rebalanceamento de nossa carteira, pois, o momento econômico ainda é incerto (ainda mais com eleições no final do ano).

A Renda fixa, mesmo que ainda esteja pagando taxas muito atrativas, deve ser analisada de acordo com a estratégia e o perfil de risco de cada investidor. Por isso, realizar um planejamento financeiro torna-se fundamental para alcançar os seus objetivos com os investimentos. Você pode fazer um planejamento completo para sua vida financeira através da plataforma do Mundo Invest! 

Acesse agora!

Bons investimentos

Bruno

Fale com o Bruno

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Economista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje com 21 anos, Bruno é um dos criadores de conteúdo da equipe do Mundo Invest. Ele é responsável pela elaboração de posts para nosso Instagram, como também pela criação dos ebooks e blogs da nossa plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91