Logo mundo invest

Alugar ou financiar um imóvel?

  1. Mundo Invest

Alugar ou financiar um imóvel, qual dos dois é melhor para o seu bolso?

Entre os sonhos comuns dos brasileiros está a casa própria, porém vem a dúvida: Alugar ou financiar um imóvel, qual dos dois é melhor para o meu bolso?

Uma decisão importante e muito particular de cada um, que precisa ser tomada com cuidado, pois são vários pontos que precisam ser avaliados antes da tomada de decisão.

Alugar: Quando vale a pena?

O primeiro ponto a ser considerado não tem a ver com dinheiro, e sim com flexibilidade. Antes de comprar, é preciso ter certeza de que nos próximos anos não será necessário morar em um local maior ou em outra cidade.

O aluguel pode até parecer uma perda de valor já que o valor destinado ao aluguel não gera nenhum tipo de retorno. Mas dependendo dos juros que o mercado disponibiliza para os investidores é mais vantajoso alugar uma casa do que financiá-la, utilizando o valor destinado à compra para investir.  Com esse valor investidouma das melhores alternativas para quem busca investimentos que proporcionem uma renda mensal são os Fundos Imobiliários você consegue, em muitos casos, pagar o seu aluguel, sem estar comprometendo sua reserva de emergência, e pode ainda estar sobrando recursos para que você arque com as demais despesas.

Vantagens:

  • A possibilidade de rentabilizar o seu dinheiro, pagando o aluguel e não comprometendo suas finanças e dependendo dos casos complementando sua renda.
  • Comparado com o juros do financiamento o aluguel se torna bem mais acessível.
  • O inquilino consegue mudar de endereço com mais rapidez e menos burocracia que um proprietário, trazendo flexibilidade a sua vida.
  • A possibilidade de alugar um imóvel e se capitalizar, para aí sim comprar um imóvel com uma entrada maior ou até mesmo a compra à vista.

Desvantagens:

  • Possíveis transtornos com o locatário, que pode adiantar o prazo de saída do imóvel entre outras coisas mediante contrato.
  • A necessidade de estabilidade não te permite alugar um imóvel.

Financiamento: quando é mais vantajoso?

Para analisar e comparar os dois é importante entender como funciona o financiamento e, além disso, os juros envolvidos nessa operação.

Em um financiamento o valor pago é dividido em duas partes: amortização e juros. A amortização é a parte da parcela que está sendo devolvida ao banco (valor real que está pagando do imovel). Juros são o preço do dinheiro que incide sobre todo o saldo da dívida (taxa que o banco te cobra por emprestar o dinheiro).

Cada instituição bancária tem seus limites de taxa para financiamento. A taxa média do empréstimo pessoaldados referentes ao ano de 2021 é de aproximadamente 6,26% a.m.

Dentre um levantamento feito entre os maiores bancosBradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander do Brasil, o banco Santander foi o que apresentou a maior taxa média anual dessa modalidade, com 7,89% a.m e a menor taxa média anual foi a da Caixa Econômica Federal, com 3,96% a.m mas somente para programas de incentivo como Minha Casa Minha Vida.

Vantagens:

  • A falta de um locatário e uma relação única com a instituição do financiamento trás mais segurança e estabilidade.
  • Ao final o imovel é seu e tem a possibilidade de valorização do imóvel ao longo do tempo.
  • Com o término do financiamento deixa de ter um valor mensal para pagar todo mês, tendo apenas um aumento em seu patrimônio.

Desvantagens:

  • Se não analisar de forma correta os juros podem ser abusivos.
  • A falta de flexibilidade impede de sair do imóvel por um período muito longo.
  • Um custo mensal alto pode comprometer as finanças e as reservas financeiras.

Então entre alugar ou financiar, tudo vai depender das questões pessoais e financeiras de cada um, cabe fazer essa reflexão e pensar qual dos dois se encaixa no momento de vida.

Em relação ao aluguel é importante analisar também seus investimentos, por exemplo: 

  • Já tem um planejamento financeiro onde o aluguel se encaixa nele.
  • A rentabilidade dos seus investimentos pagam seus aluguéis, se possível sobrar para complementar a renda.
  • E se os seus investimentos tem um acompanhamento de um especialista para ter certeza que estão andando junto com seus planos.

Obviamente, há o cálculo da valorização dos imóveis, visto que é improvável que daqui há 30 anos o preço do apartamento seja igual. Avalie a valorização nos últimos anos dos imóveis perto de onde pretende adquirir o seu e compare com os investimentos que você poderia fazer com esse dinheiro. Sempre avaliando que essa valorização seria em um bem onde você não pode reaver esse dinheiro com tanta facilidade.

Portanto, quanto mais baixos forem os juros, mais indicada é a aquisição do imóvel, pois os financiamentos se tornam mais acessíveis e os rendimentos menores e se esse juros não forem razoáveis o aluguel se torna uma opção mais vantajosa.

Ainda com dúvidas sobre esse assunto, para tomar sua decisão entre em contato comigo e vamos conversar.

Conheça o Guilherme

Analista de Investimentos CNPI

Investidor pessoa física desde 2017, Guilherme Paiva já atuou em diversas frentes do Mercado Financeiro. Tendo início em sua carreira como Assessor de Investimentos, hoje, Guilherme é Analista Fundamentalista de Investimento com a Certificação CNPI, sendo especialista nas áreas de Organização Financeira Pessoal, Gestão de Ativos e Investimentos. Formado em Administração com ênfase em Gestão para Inovação e Liderança pela UNISINOS/RS, Guilherme desenvolve sua carreira acadêmica auxiliando na produção de artigos científicos, além de prestar alguns serviços voluntariados de Mentorias Financeiras.

Logo Mundo Invest

Rua Ernesto Nazaré, 31, Alto de Pinheiros São Paulo - SP, 05459-010

Contato

contato@mundoinvest.com.br

©2024 Mundo Invest - CNPJ 49.889.513/0001-94