Logo mundo invest

A falta de plano de carreira está minando suas finanças

Voltar

por Antônia Souza

Especialista em Carreira

A falta de plano de carreira está minando suas finanças

Pedro, 25 anos, analista júnior de marketing em uma multinacional. Sonha em comprar um apartamento e sair da casa dos pais, mas não sabe quando conseguirá conquistar esse sonho. Clara, 25 anos, trainee de marketing de uma multinacional. Sonha em ter independência financeira e comprar seu apartamento, para isso focou em entrar em um programa de trainee para conseguir acelerar sua carreira e alcançar cargos e salários mais altos em menos tempo.

 

A história do Pedro e da Clara são muito similares mas tendem a terminar de forma muito diferente. Isso por conta de uma coisa, planejamento. Quando o seu sonho não segue acompanhado de um plano de ação a tendência dele se realizar é bem baixa. E quando falamos sobre vida financeira o plano que você nunca pode deixar de lado é o de carreira.

 

O plano de carreira é responsável por te ajudar a visualizar a estratégia necessária para alcançar seus objetivos profissionais. Ele te ajudará a entender seus pontos fortes e pontos em desenvolvimento e irá te ajudar a determinar onde deve focar esforços para crescimento.

 

Embora muitas pessoas não vejam dessa forma, ao montar o seu plano de carreira é muito importante que você faça um paralelo com onde você deseja estar, qual estilo de vida pretende ter e logicamente qual é o custo disso. Uma vez que você sabe o que deseja ter, se torna mais fácil traçar como chegar até lá.

 

Pergunte-se: Qual cargo eu devo ter para ganhar o salário X que custeará o meu sonho em 5 anos? A resposta a essa pergunta deve ser onde você vai estar no fim do seu plano de carreira e nele devem conter todos os passos necessários para chegar até lá.

 

Um ótimo exercício para quem está construindo um plano de carreira é pensar em uma pessoa que esteja hoje onde você deseja estar em alguns anos. Busque conhecer quais foram os caminhos percorridos por essa pessoa para chegar até lá. Por quais empresas passou, quais cursos fez, quais cargos ocupou. Assim você conseguirá visualizar melhor o nível de esforço necessário para realizar seu plano.

 

Um bom planejamento de carreira te ajuda a ter resultados em pouco tempo e com isso torna seus planos financeiros mais ambiciosos e te ajudará a alcançar mais rápido aquilo que muitos desejam, a independência financeira. Do mesmo modo, um bom planejamento financeiro pode te ajudar a investir na sua carreira e também te ajudará em caso de uma transição de carreira.

 

A verdade é, não existe plano financeiro bom sem um bom plano de carreira e vice e versa. Sozinhos eles não chegam muito longe e se você ainda não entendeu isso temos muito o que conversar.

 

 

Até a próxima.

Fale com a Antônia

Especialista em Carreira

Administradora formada pela UFRJ e Especialista em carreira. Antônia Souza tem em seu currículo grandes empresas como Meta, Amazon, Uber, L'Oréal e Stone. Sempre muito estratégica em suas decisões profissionais, logo identificou uma necessidade de amadurecimento e visão estratégica para os jovens adultos brasileiros.

CNPJ 31.630.299/0001-91