Logo mundo invest

A arte de Rebalancear sua Carteira de Investimentos

  1. Mundo Invest

A arte de Rebalancear sua Carteira de Investimentos: saiba como reduzir os riscos e obter melhores resultados no longo prazo

O rebalanceamento é com certeza um dos principais pilares para que você consiga atingir seus objetivos financeiros. É muito importante para o investidor, de tempo em tempo, visitar a composição da sua carteira, tanto nas alocações gerais quanto nas setoriais, para que, ao longo da sua jornada como investidor, consiga manter a estratégia para conquistar sua independência financeira.

E por que rebalancear? Porque o mercado é cíclicoexistem períodos de alta e de baixa em cada setor dos seus investimentos. Ou seja, é natural que a parte da Renda Variável uma hora fique mais expressiva dentro da sua carteira, outra hora fique mais reduzida, sem considerar os aportes realizados.

Com o rebalanceamento de carteira, você consegue evitar riscos, sendo o mais importante a falta de  aderência da sua carteira à sua estratégia. Dentro da plataforma Mundo Invest, fazemos isso de maneira automatizada para você!

Cadastrando seus investimentos:

Aqui no Mundo Invest, contando com as várias ferramentas que temos em nossa plataforma, uma delas tem a principal função de lhe avisar quando a sua carteira de investimento está diferente da sua carteira ideal.

Aqui, você consegue cadastrar a distribuição idealrecomendamos, inclusive, que você conte com a ajuda de um profissional para que você possa ter uma distribuição ideal para o seu Perfil de Investidor e seus objetivos que você busca para sua carteira de investimentos. A partir disso, você começará a receber avisos, em cada uma das grandes áreas cadastradas, para que você possa ficar em concordância com sua carteira ideal.

Tendo isso em vista, separamos esse conteúdo para que você possa entender os motivos pelos quais você precisa realizar o Rebalanceamento de sua carteira e como você pode fazer isso da melhor maneira. Por fim, separamos algumas dicas extras, e fica atento porque a última é um ponto que muitos poucos investidores se dão conta ao realizarem o Rebalanceamento de seus investimentos.

Depois de cadastrada sua carteira ideal, a plataforma começará a te dar os avisos para você fazer seus rebalanceamentos de forma automatizada. Se você ainda não cadastrou seus ativos, tem um conteúdo que explicamos passo a passo aqui.

Rebalanceado na prática:

Imagine que você possua uma carteira de investimentos que obteve um crescimento expressivo na parte de Renda Variável. Caso você não realize o Rebalanceamento dessa sua carteira, uma possível queda nos ativos que você já tem podem ter um impacto muito maior do que caso você tivesse reorganizado seus investimentos e redistribuído esse lucro em outras classes.

Para que essa ideia possa ficar ainda mais clara, trago um exemplo prático: imagine que você tenha um total de R$ 400.000,00 para investimento e a sua estratégia lhe diz que você deve distribuir igualmente esses ativos em quatro grandes áreas, sendo elas: Renda Fixa, Fundos Imobiliários, Ações Brasil e Ações Internacionais. Com isso você teria a seguinte distribuição:

Após algum tempo, o mercado foi se movimentando em todos os segmentos. Nesse exemplo, vamos supor que as ações internacionais na carteira subiram expressivamente a rentabilidade da carteira e, depois de 5 meses, sua carteira estava nessa proporção:

Nesse momento, caso você não realize uma reorganização em sua carteira de investimento, você estará exposto a um maior risco, principalmente se as ações Internacionais venham a cair. Aqui estamos falando apenas de um exemplo, mas isso poderia acontecer com qualquer uma das classes de ativo.

Por conta disso, é extremamente importante que você realize esses balanceamentos em sua carteira, sempre buscando uma redução do risco que está sendo exposto, da mesma forma que se estará tendo um maior alinhamento com sua estratégia que foi traçada a partir de seus objetivos.

Com que periodicidade devo rebalancear minha carteira?

Agora que você já sabe o motivo de se utilizar essa metodologia do rebalanceamento, é muito importante que você saiba com que frequência você deve realizar as suas movimentações. Naturalmente, essa periodicidade vai depender muito da estratégia adotada, mas separamos aqui em duas estratégias:

Rebalanceamento por porcentagem:

Aqui você determina qual é a porcentagem limite que sua carteira tem de flexibilidade. Se você determinar, por exemplo, 5% de tolerância, sempre que sua carteira ficar desbalanceada acima disso, você deve fazer o rebalanceamento, vendendo os ativos que estão mais agressivos e alocando os recursos nas áreas mais impactadas.

Rebalanceamento por tempo:

Nessa estratégia você marca as janelas de observação, que podem ser a cada 3 meses, 6 meses ou 12 meses. Esse tipo de rebalanceamento é muito utilizado pelos grandes investidores, uma vez que a maior parte deles está focado principalmente no longo prazo e entendem que a oscilação do mercado é natural e faz parte da estratégia

Dicas e macetes para rebalancear:

Inspirados em alguns macetes e algumas estratégias adotadas pelos maiores gestores de Fundos de Investimentos e até mesmo de grandes investidores, separamos as melhores dicas para você. Segue a lista:

  • Procure mudar a periodicidade do seu rebalanceamento apenas se a sua estratégia mudar também;
  • Mesmo naqueles momentos mais tentadores de deixar a carteira como ela está, tenha disciplina e siga a sua estratégia;
  • Não fique preocupado em aproveitar (ou deixar de aproveitar) “oportunidades únicas”. Elas sempre aparecerão, mas só a constância fará com que no futuro você tenha bons resultados e realize seus sonhos;
  • Não se sinta na obrigação de “fazer alguma coisa”. Se chegou o período de rebalanceamento e sua carteira está dentro dos parâmetros, deixe assim e siga a estratégia;
  • Sempre que possível, utilize dinheiro proveniente de novos aportes para realizar o rebalanceamento (por isso, trabalhar com periodicidades maiores vai lhe ajudar a ter mais capital para reorganizar sua carteira);
  • Evite ter períodos de rebalanceamento muito curtostais como semanas ou 1 mês, porque junto desses rebalanceamento você arcará com taxas e até mesmo impostos, que podem prejudicar o desempenho de sua carteira;
  • Conte com a ajuda de um profissional

Quer saber como pedir ajuda a um profissional?

Dentro da nossa filosofia, entendemos que o Mercado Financeiro pode assustar algumas pessoas por parecer muito complexo. Mas na verdade, é mais simples do que parece.

Estamos prontos para ajudar você a investir cada vez melhor, e pensando nisso, criamos um canal para que você consiga ter acesso direto com a nossa equipe de especialistas. Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em nos chamar!

Conte com o Mundo Invest para que você consiga se planejar melhor e conquistar todos os seus sonhos!

Conheça o Guilherme

Analista de Investimentos CNPI

Investidor pessoa física desde 2017, Guilherme Paiva já atuou em diversas frentes do Mercado Financeiro. Tendo início em sua carreira como Assessor de Investimentos, hoje, Guilherme é Analista Fundamentalista de Investimento com a Certificação CNPI, sendo especialista nas áreas de Organização Financeira Pessoal, Gestão de Ativos e Investimentos. Formado em Administração com ênfase em Gestão para Inovação e Liderança pela UNISINOS/RS, Guilherme desenvolve sua carreira acadêmica auxiliando na produção de artigos científicos, além de prestar alguns serviços voluntariados de Mentorias Financeiras.

Logo Mundo Invest

Rua Ernesto Nazaré, 31, Alto de Pinheiros São Paulo - SP, 05459-010

Contato

contato@mundoinvest.com.br

©2024 Mundo Invest - CNPJ 49.889.513/0001-94