Títulos Públicos

O que são os Títulos Públicos Federais?

Os títulos podem proporcionar boa rentabilidade de maneira segura, mas poucas pessoas exploram este tipo de investimento. Isso acontece, pois poucos sabem como eles funcionam.

Este artigo, portanto, tem como objetivo elucidar sobre o que é um título público, bem como esclarecer se há riscos nessa modalidade de investimento.

São ativos de renda fixa – ou seja, seu rendimento é determinado no momento do investimento – que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infraestrutura.

O principal caminho para investir em títulos públicos é o Tesouro Direto, o programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BM&F Bovespa para venda de títulos federais para pessoas físicas, por meio da internet.

Há riscos?

Investindo no Tesouro Direto, você opta pelo tipo de investimento com menor risco de crédito da economia brasileira. Isso porque os títulos públicos são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional. Ou seja, não existe o risco de o emissor dos títulos declarar falência e não lhe pagar, como pode ocorrer com CDB, por exemplo.

No entanto, existem outros tipos de riscos. No caso dos títulos pré-fixados ou atrelados à inflação podem apresentar volatilidade, enquanto que os pós-fixados podem correr o risco de ficarem abaixo da inflação em alguns períodos.

Para evitar estes riscos, o segredo é entender como funciona cada tipo de título público.

Abaixo, segue uma tabela com alguns dos principais tipos de títulos públicos

 

Compartilhe isso: