Títulos Privados

O que são Títulos Privados de Renda Fixa?

São títulos emitidos por bancos ou empresas privadas.

Os títulos privados de renda fixa são uma forma de captação de recursos para as companhias, chamando pessoas para investir em seus negócios e depois retornando o investimento com juros pelo empréstimo.

Ou seja, ao fazer esse tipo de investimento, você está fazendo um empréstimo à instituição que oferece o título e, em troca, ela paga os juros após o período indicado. É uma das melhores soluções para quem quer ter uma segurança semelhante ao da poupança

Quais são o Títulos Privados?

  • CDB: Os Certificado de Depósito Bancário são aplicações financeiras oferecidas por bancos para captar recursos. Costumam ser investimentos seguros e acima com rentabilidade acima da poupança.
  • LCI: As Letras de Crédito Imobiliário são títulos oferecidos pelos bancos para financiar negócios imobiliários. Costumam ter rendimentos um pouco abaixo do CDB, porém são isentos de IR.
  • LCA: As Letras de Crédito Agrícolas são títulos oferecidos pelos bancos para o financiamento de negócios agrícolas. Assim como a LCI, costumam ter rendimentos um pouco abaixo do CDB, porém são isentos de IR.
  • LC: As Letras de Câmbio são títulos emitidos por instituições financeiras. Apresenta bons rendimentos, normalmente acima do CDI, porém é cobrado o IR.
  • Debêntures: São títulos oferecidos por empresas privadas, representando um empréstimo feito pelo investidor à empresa. O risco desse tipo de título é maior do que os outros citados acima, pois o retorno depende do sucesso do negócio e da capacidade de pagamento da empresa.

As vantagens desse tipo de investimento:

Rendimento acima da média: Quando o título é emitido por um banco ou instituição financeira de menor porte, os rendimentos costumam ser maiores que outros ativos de renda fixa.

Proteção do FGC: Todos os títulos privados são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Possível isenção de IR: Alguns dos títulos privados são isentos de IR. É um ponto de atenção, pois, por exemplo, alguns CDBs apresentam 115% do CDI, que seria o mesmo de uma LCI de 95% do CDI.

 

 

Compartilhe isso: