Entenda De Vez O Que É O CDI

Entenda de uma vez por todas o que é esse CDI, e o porque ele é tão importante.

 

A taxa CDI é um indicador fundamental para importantes investimentos – seja para avaliar o rendimento passado ou a valorização para o futuro, principalmente está procurando por um ativo de renda fixa. Por isso é de extrema importância saber o que é e como funciona.

Elaboramos, portanto, este artigo para facilitar sua compreensão com relação a ele.

O que é CDI e qual sua importância?

O CDI (Certificado de Depósito Bancário) foi criado na década de 80 com o objetivo de garantir a distribuição de recursos para atender ao fluxo financeiro exigido pelos bancos. As características do CDI são similares as do CDB, com a diferença que a sua negociação é restrita ao mercado bancário, em vista de sua principal função ser transferir recursos de um banco a outro.

 

Para os bancos, ele serve para lastrear as operações do mercado interbancário. Já para o investidor, o CDI funciona como uma referência para os rendimentos em aplicações de renda fixa e variável.

Com ele, é possível ter uma boa noção de quanto um investimento rendeu no passado ou quanto pode valorizar no futuro.

O índice CDI é um importante indicador não só para alguns investimentos, mas para a economia no geral. Para abrir um negócio, por exemplo, é preciso considerar quanto o dinheiro pode render em relação ao CDI, para saber se vale a pena o risco. Além disso, o CDI também é usado em contratos de dívidas, cambiais, entre outros.

 

O que é a rentabilidade atrelada ao CDI?

É importante entender que quanto mais baixa estiver a taxa do CDI, mais barato estará o dinheiro que circula no mercado. Esta situação faz com que os investimentos em renda fixa, por exemplo, também caia. Isso porque quem tem dinheiro investido em aplicações desse tipo tem sua rentabilidade atrelada ao CDI, já que a quantia aplicada rende o equivalente a uma parcela dessa taxa de juros.

Mesmo que a rentabilidade dos investimentos que tem a taxa do CDI como parâmetro estejam sofrendo uma queda, é essencial saber que o rendimento da aplicação cresce proporcionalmente ao valor aplicado e ao prazo do depósito. Quem investe mais de R$5 mil, por exemplo, já consegue taxas melhores em comparação com outros investimentos mais conservadores.

Compartilhe isso:
Tags:
Deixe um comentário