Fundo Imobiliário

Você sabe o que são os Fundos de Investimentos Imobiliários?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários são grupos de investidores que têm como objetivo conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda de imóvel e demais atividades. Ou seja, seus investimentos são destinados para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.

Esse tipo de Fundo destina-se a investidores que procuram imóveis como uma forma de diversificação de sua carteira de investimentos, e esperam ganhos de capital moderado e rendimentos em forma de aluguel. Isso quer dizer que os FIIs se resumem a comprar imóveis para receber a renda de aluguem mensal e também com a valorização do FII.

 

Vamos contar para você como funciona esse tipo de aplicação!

É bem simples:

VALOR APLICADO + RENDIMENTO DO FUNDO + ALUGUEL = MONTANTE
*Lembrando que o investidor ganha o aluguel mensalmente

 

Os Fundos de Investimento Imobiliário são comercializados na forma de Fundos fechados, que podem ter uma duração determinada ou indeterminada. Após o investidor comprar uma cota de um FII, ele vai ter que ir no mercado secundário (Bolsa de Valores) se desejar se desfazer da cota.

Existem duas formas de aplicar em FIIs:

  • IPO (Initial Public Offering): É a primeira vez em que as cotas são oferecidas aos investidores.
  • Home Broker: é uma plataforma de negociação eletrônica que o mercado secundário utiliza para fazer as suas transações.

Outra vantagem de escolher esse tipo de Fundo de Investimento para aplicar, é que eles devem distribuir para os cotistas, no mínimo, 95% do lucro auferido.
E além disso, também existe a possibilidade do Fundo de Investimento investir até 25% do seu patrimônio em cotas de outros Fundos e em valores mobiliários de renda fixa, o que resulta em uma carteira diversificada e reduz o risco não-sistemático (de por exemplo uma possível crise no setor imobiliário).

Quanto ao processo de escolha do melhor fundo a se investir, as assessorias de investimento surgem como facilitadora da tomada de decisão, como é o caso da EWZ Capital, que a partir de uma pesquisa e entendimento de suas necessidades, apontará os melhores FII para se investir de graça.

Aqui vai uma tabela que compara os Fundos de Investimento Imobiliário x Imóveis:

 

E por fim, por que vale tanto a pena investir?

Além das vantagens citadas anteriormente, um fator que permite compreender o ótimo momento para este tipo de investimento é a rentabilidade.

De acordo com o IFIX, índice que reflete a média de desempenho dos maiores e mais líquidos Fundos Imobiliários, verificou-se um desempenho médio bastante interessante nos últimos anos, mesmo com um período bastante adverso para o mercado imobiliário, tendo alguma folga com relação ao CDI e larga vantagem com relação a Ibovespa, como mostra o gráfico a seguir.

Gráfico do desempenho do IFIX

Assim, em um período de economia saudável – que é o que se projetará para os próximos anos – com uma vacância média controlada, será possível notar os Fundos Imobiliários entregando ótima rentabilidade no médio e longo prazo.

 

Compartilhe isso: