A importância da diversificação

Você sabe o por que a diversificação é tão importante?

Diversificação é um conceito muito conhecido no mercado financeiro e bastante importante. Isso porque permite o aumento da rentabilidade da carteira de investimentos, bem como reduzir certos riscos.

Vamos entender melhor o que é e porque é tão importante?

O que é diversificação?

É uma técnica que permite reduzir riscos por meio da alocação de investimentos entre vários instrumentos, setores ou outras categorias.

Pode ser importante para maximizar o retorno de uma carteira correndo menores riscos.

Tipos de riscos

Existem dois tipos de riscos: os diversificáveis e os de mercado (não diversificáveis).

Os riscos de mercado se referem aos riscos que praticamente todos os ativos do mercado estão sujeitos: inflação, juros, taxa de câmbio, instabilidade política e outros.

Os riscos diversificáveis são específicos para uma empresa, setor, mercado, economia ou país e, por isso, podem ser reduzidos por meio da diversificação.

Diversificando

Por maior que seja um conhecimento de um investidor sobre determinado setor, não é muito inteligente concentrar seus investimentos em apenas um setor. Isso porque você deixa todo seu dinheiro refém à riscos de apenas um setor.

É necessário considerar ativos que tenham baixa correlação entre si, para que quando acontecer imprevisibilidades em um setor, os investimentos em outro setor sejam capazes de suprir as perdas.

Diversificação em diferentes mercados

Diversificar é importante para todos os mercados. No entanto, para alguns segmentos, essa técnica ganha ainda mais importância.

É o caso do mercado de ações, que está sujeito à inúmeros riscos diversificáveis.

Enquanto manter apenas uma ação em carteira pode tornar sua estratégia muito arriscada, montar uma carteira diversificada de várias ações pode reduzir o risco de forma significativa.

Diversificação em diferentes ativos

Além de diversificar em diferentes mercados, é importante também diversificar na compra de ativos.

Por exemplo: você está investindo no mercado de ações e acontece um aumento nos juros, afetando negativamente este mercado. Caso tenha investimentos também em fundos DI, suas perdas poderão ser compensadas.

Isso não eliminará a possibilidade de perder dinheiro, no entanto, reduzirá drasticamente essa eventualidade.

Compartilhe isso:
Deixe um comentário