Logo mundo invest

Tudo sobre os fundos Multimercado

Voltar

por Victoria Lopes

Assessora de Investimentos

Investimentos
Fundos de Investimento
Avançado

Tudo sobre os fundos Multimercado

Se você já pensou em investir, ou já investe em fundos, deve ter se deparado com suas várias definições: multimercados, ações, investimento em cotas, renda fixa, entre outros.  Hoje vou te contar tudo sobre os fundos Multimercado

Para os apaixonados pelo mercado financeiro, e que acompanham esse mundo seja por séries de televisão ou filmes, já devem ter ouvido falar dos famosos Hedge Funds. São aqueles fundos de investimento onde os gestores conseguem investir em diversos ativos, de diferentes estruturas, com o objetivo de atingir um rendimento acima da média do mercado. Aqui, no Brasil, temos nossa versão bastante similar, os fundos de multimercados. 

tudo sobre fundos multimercado

Como todo o investimento, quanto mais se compreende sobre as singularidades que esse tipo de produto proporciona, mais assertiva será a escolha do melhor fundo multimercado, adequada aos objetivos específicos e perfil de risco do investidor. Mas afinal, o que são os fundos de investimento multimercado?

Escolhemos alguns tópicos para você entender tudo sobre Fundos Multimercado:

  • O que são Fundos de Investimento
  • Vantagens dos Fundos Multimercados
  • Exemplos de Fundos Multimercado
  • Tributação

O que são Fundos de Investimento

Para entender a estrutura de um fundo, é interessante utilizar a analogia de como se organiza um condomínio. Ele é composto por várias pessoas que residem no mesmo prédio, onde há um responsável, o síndico, além de ser amparado por uma administradora. Partindo desta linha, um fundo nada mais é que um grupo de investidores que "terceirizam" a responsabilidade de administrar seu dinheiro para um gestor.

Ele, por sua vez, irá alocar os recursos de acordo com certas oportunidades do mercado, e essas alocações vão estar sempre alinhadas com uma estratégia de investimentos pré-definida. Dentro dessa dinâmica, há a administradora, responsável principalmente por questões burocráticas que a estrutura de um fundo requer. Quando o investidor aplica seus recursos em um fundo de investimento, ele torna-se cotista do mesmo, e o preço das cotas recebidas oscila de acordo com o quanto o patrimônio do fundo ganha ou perde de rentabilidade.

Por esse trabalho há a incidência da chamada taxa de administração, para cobrir custos operacionais e a remuneração dos profissionais envolvidos, sendo esta sempre uma porcentagem do valor total das cotas que o investidor detém. Além disso, caso a rentabilidade supere um benchmark previamente determinado (CDI ou índice Bovespa), alguns fundos optam por cobrarem a taxa de performance, recaindo sobre a diferença entre a rentabilidade total e a parcela que excedeu o balizador escolhido.

Um Benchmark consiste em uma referência de rentabilidade, ilustrando o retorno médio do mercado para alguma classe específica de ativos, sendo o mais usual, para a renda fixa, a taxa CDI (certificado de depósito interbancário), e  para a renda variável, o índice Bovespa (indicador do desempenho das principais empresas listadas na B3).

Vantagens dos multimercados

Os multimercados têm o diferencial de não haver restrições quanto à concentração em nenhum  ativo em especial, além de proporcionarem uma diversificação para o portfólio do investidor. Vale lembrar que a tomada de decisão dos investimentos é feita por uma equipe de especialistas, direcionada por um gestor com vasta experiência no mercado financeiro.

A diversificação no portfólio resulta não só da possibilidade de investir, através do fundo, em vários ativos de classes diferentes, como também em estratégias distintas:

  • Macro
  • Trading
  • Long and Short Neutro
  • Long and Short Direcional
  • Juros e Moedas
  • Livre
  • Capital Protegido
  • Outra estratégia específica
  • Investimento no exterior

Exemplos de Fundos Multimercado

Como podemos ver, há várias estratégias possíveis que um fundo multimercado pode vir a eleger, portanto, a diversidade de fundos multimercado é grande e, mesmo estando na mesma classificação de fundos, eles podem vir a ter desempenhos completamente diferentes.

Fundos multimercado de crédito privado

Usando o comparador de fundos da Mundo Invest, verificamos no gráfico onde o Fundo Valora Guardian está representado pela linha laranja, o Fundo Sparta Cíclico pela linha verde, e o índice Ibovespa em branco. Estes fundos não são uma recomendação de investimentos, mas sim uma maneira de ilustrar dois exemplos de fundos da mesma classificação, porém com características muito distintas! Não só a rentabilidade, como também a volatilidade apresentam comportamentos nada parecidos, resultado das diferentes estratégias e ativos que cada um pode elencar.  

Tributação

 

Como na grande maioria dos investimentos, sempre é muito importante levar em consideração o prazo em que o dinheiro ficará aplicado, visto que, para os fundos multimercado, a tributação varia conforme a tabela regressiva do IR no momento do resgate:

Imposto nos fundos multimercado

Vale ressaltar que há, nos meses de Maio e Novembro, a incidência do come-cotas semestral. Como o próprio nome diz, o come-cotas consiste em um adiantamento dos impostos devidos, sendo estes quitados com o número de cotas equivalentes ao valor devido. Ou seja, literalmente o IR “come” o número de cotas que o investidor possui.

Agora que você já sabe os principais pontos sobre os Fundos Multimercados, utilize o nosso comparador de fundos e, assim, escolha com cautela o fundo mais alinhado a suas expectativas e objetivos, sempre levando em consideração a oscilação, prazos de cotização e sua estratégia como um todo.

Bons Investimentos

Victoria

Fale com a Victoria

Assessora de Investimentos

Formanda em Economia, pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Victória admirou, desde pequena, a dinâmica do mercado financeiro. No período de faculdade, sempre atuou no setor comercial, em startups e empresas juniores, tendo contato com áreas de comércio exterior, contabilidade e energia renovável.

CNPJ 31.630.299/0001-91