Logo mundo invest

Quais os setores que mais pagam dividendos?

Voltar

por Bruno Destri Coelho

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Ações
Curiosidades
Setores

Conheça os setores que mais pagam dividendos

Os 3 setores que mais pagam dividendos são compostos pelos setores perenes da economia. No caso do Brasil, são eles: Financeiro, Saneamento e Energia.

Muitos investidores que estão focados em receber dividendos buscam os setores que de fato mais distribuem proventos. Antes de tudo, é preciso entender o conceito dos setores da economia. Existem diversas maneiras de classificar a atuação de uma empresa, e os setores servem para elencar tanto a atividade quanto os impactos que sofrem devido aos fatores da economia.

Assim, podemos dar o exemplo do setor de construção civil, que se beneficia com a queda da taxa SELIC (devido às dívidas para a construção serem feitas através da taxa básica de juros) e com o estímulo ao consumo para a venda de imóveis.

Contudo, existem alguns setores da economia que possuem poucas flutuações de performance devido aos fatores econômicos (câmbio, SELIC, inflação, crises), estes são denominados os setores perenes da economia.

Quais são os setores perenes da economia?

Os 3 principais setores perenes da economia brasileira são: Energia, Saneamento e Financeiro. Historicamente, podemos analisar que, mesmo em meio às crises e recessões econômicas, esses setores mantiveram suas performances positivas. Durante a pandemia, por exemplo, a receita de grande parte dos bancos, das distribuidoras de energia e das companhias de saneamento continuaram crescendo em meio aos prejuízos de outros setores.

Isso demonstra que são setores essenciais para a economia. Crises vêm e vão, porém nós continuamos utilizando serviços bancários, energia elétrica e saneamento.

Em vista disso, esse acabam sendo os setores que mais pagam dividendos justificados por sua constância de bons resultados. Mas é preciso ficar atento aos ativos que você irá investir. Não significa que todas as empresas que estão nestes setores irão ter boas performances!

Explicando melhor cada um dos setores

Financeiro

O setor financeiro, que contempla as instituições e intermediários financeiros, é responsável pelos serviços de crédito e empréstimo. Além de bancos, esse setor também é composto pelas fintechs de crédito como também pelas seguradoras,  empresas de benefícios e até mesmo empresas que fazem a gestão das bolsas de valores - a famosa B3 . O setor é considerado por muitos economistas como os principais responsáveis pelo bom funcionamento da economia.

No Brasil, o setor financeiro é amplamente explorado pelas instituições tradicionais, cooperativas de crédito, fintechs e seguradoras. Assim, é especulado que existam mais de R$7,4 trilhões guardados nas instituições financeiras,superando o volume do PIB brasileiro de 2020!

Assim, esse setor torna-se um ponto fora da curva em relação aos outros setores da economia, pelo fato de sua performance depender principalmente da gestão do dinheiro investido nas instituições, como também pelas taxas de juros aplicadas nos empréstimos. 

Em resumo, a escolha dos ativos neste setor deve ser baseada principalmente pela credibilidade e bons resultados das instituições!

Energia e Saneamento

O setor de serviços é responsável pela prestação dos serviços básicos à população sendo os principais: energia e saneamento. Em termos econômicos, é considerado um setor secundário (geração e transmissão) e terciário (distribuição) da economia. Estes serviços são considerados essenciais para a economia e sem eles nossa vida seria um verdadeiro caos!

No Brasil, o setor de serviços cresce a cada ano, acompanhando o desenvolvimento como também o aumento populacional. Atualmente, a exploração energética e saneamento é feita ou por empresas estatais ou por concessões do governo. 

Desse modo, é um setor caracterizado pela estabilidade e entrega de resultados pelo fato de se tratar de algo essencial para o funcionamento de todos os outros setores da economia. Essas empresas, por diversos motivos, apresentam indicadores bem saudáveis, além de ser considerado um setor perene.

Em resumo, esse setor é uma ótima opção para ativos seguros e que possuem bons resultados. Contudo, isso não é uma regra geral!

Bônus!

Para você que chegou até aqui eu trouxe uma recompensa! Eu reuni as top 5 maiores empresas de cada setor para que você possa ter um norte para começar seus investimentos. Lembre-se que isso NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO! Cada empresa deve ser estudada e verificar se faz sentido com o seu perfil de investidor.

Caso você precise de ajuda para escolher os seus ativos, é só me mandar uma mensagem através do formulário abaixo!

Bons investimentos!

Bruno

Fale com o Bruno

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Economista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje com 21 anos, Bruno é um dos criadores de conteúdo da equipe do Mundo Invest. Ele é responsável pela elaboração de posts para nosso Instagram, como também pela criação dos ebooks e blogs da nossa plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91