Logo mundo invest

Conheça os tipos de Renda Fixa

Voltar

por Bruno Destri Coelho

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Renda Fixa
Investimentos
Juros

Conheça os tipos de Renda Fixa

Muitas pessoas têm dificuldade em entender a lógica dos títulos de Renda Fixa. Para o investidor iniciante é muito importante conhecer cada um dos tipos de investimentos, desse modo ele poderá encontrar a melhor rentabilidade de acordo com seu perfil de investidor

Em resumo, os títulos de Renda Fixa podem ser divididos em 3 tipos: 

  • Pós-Fixados
  • Prefixados 
  • Híbridos.

Vamos entendê-los detalhadamente.

conheça os tipos de renda fixa

O que são investimentos Pós-Fixados?

Os títulos pós-fixados são aqueles atrelados a taxas variáveis ex: 100% do CDI, 120% da Selic, etc. A vantagem desses títulos é a deles acompanharem a economia brasileira com o tempo.

Trocamos rentabilidade pela volatilidade. Como sabemos que iremos ganhar exatamente uma porcentagem em cima de um indicador, abrimos um pouco a mão da rentabilidade para ter mais segurança orçamentária.

O que são investimentos Pré-Fixados?

Os pré-fixados, por sua vez, são títulos com a rentabilidade fixa em um número (é visto na aquisição), por exemplo: 5% ao ano, 10% ao ano, etc. A vantagem deste tipo de título é justamente a oposta dos pós-fixados, podem trazer uma ótima rentabilidade, porém são um pouco mais arriscados pois não acompanham nenhum indicador econômico.

O que são investimentos híbridos?

Por fim, os títulos híbridos tentam balancear um pouco de cada. Assim, misturam a rentabilidade do título com taxas pré e pós fixadas, exemplo: IPCA+4% a.a, SELIC + 2%a.a, CDI+15%a.a, etc. 

A vantagem é pelo fato de ser diversificado e não atrelar-se a apenas uma taxa ou um número. A desvantagem está justamente na rentabilidade que tende a ser baixa (principalmente da taxa pré fixada) por uma proteção do emissor do título.

Conclusão

Por fim, para você montar sua carteira ideal de Renda Fixa é preciso entender o momento do mercado. Assim, você poderá alocar seus recursos de uma maneira mais otimizada de modo que potencialize sua rentabilidade

Através da plataforma do Mundo Invest você pode mapear seus investimentos pela nossa tecnologia e com o auxílio de um profissional do mercado financeiro! Descubra agora o nosso mundo de como investir!

Fale com o Bruno

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Economista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje com 21 anos, Bruno é um dos criadores de conteúdo da equipe do Mundo Invest. Ele é responsável pela elaboração de posts para nosso Instagram, como também pela criação dos ebooks e blogs da nossa plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91