Logo mundo invest

Voltar

por Debora Costacurta

Especialista em Investimentos | Assessora de Investimentos

Curiosidades
Ações

Como usar o Home Broker

Para serem executadas ordens de compra e venda de produtos do mercado de renda variável, se utiliza o Home Broker, que é uma tecnologia que auxilia na agilidade das ofertas do mercado. Porém, décadas atrás, mesmo sem esse auxílio, o mercado de capitais já se desenvolvia. Naquela época as negociações eram feitas pelo telefone. Para quem já viu a série Billions, ou mesmo o famoso filme “O lobo de Wall Street” já deve ter se deparado com cenas onde viam pessoas negociando ações, e outros papéis, por telefone. 

O lobo de wall steet

Mas, como dizia, o Home Broker facilitou bastante as negociações de ações, fundos imobiliários, ETFs e entre outros produtos. Se está interessado em saber tudo sobre home broker e como usá-lo, fica até o final deste texto, e também vai saber outras informações que podem te auxiliar na hora de comprar e vender os papéis.  

Como usar o home broker  

Antes de tudo, para poder operar na bolsa, é preciso ter uma conta junto a uma corretora e só depois terá acesso ao home broker. Há várias corretoras no mercado, aqui usaremos como exemplo a plataforma do BTG Pactual.

como usar o home broker

Pelo home broker do BTG, é possível customizá-lo do jeito que preferir, pode colocar em destaque as maiores altas, maiores baixas, notícias e o book de ofertas. O book de ofertas tem o modo simplificado e o detalhado, sendo que neste segundo é possível identificar o total de ofertas, seja para venda ou compra do papel. Esse é um bom mecanismo para acompanhar a movimentação do mercado durante o dia. 

Já para efetuar as movimentações em si, é necessário selecionar o botão do canto inferior direito da tela: “Compra”, “Venda”, “Rápida”. Após escolher qual será a operação basta indicar seus parâmetros, que são o tipo da boleta, tipo do preço, estratégia, quantidade e validade. 

TIPO DA BOLETA:

Neste quesito há duas opções, normal ou disparo. A normal é a mais comum e mais utilizada no dia a dia. A mudança começa quando seleciona o tipo da boleta para disparo. Essa função permite que seja indicado a partir de que preço você quer que seja executada uma operação, seja ela de venda ou de compra. Quando o preço é atingido a ordem é ativada, ou melhor, disparada

TIPO DO PREÇO:

A seleção do tipo de preço depende um pouco da sua paciência e também do quanto você quer pagar pelo papel. A ordem a mercado é executada na hora e adquire no preço que estiver sendo ofertado no momento. Já na ordem limitada é possível escolher o preço, diminuir ou aumentar frente ao preço que aparece. Essa ordem não é executada instantaneamente, pois depende de haver uma outra contraparte que queira aceitar a sua oferta.  

ESTRATÉGIA:

As estratégias disponíveis são posição e daytrade. Na estratégia de posição é possível tanto segurar o papel como mantê-lo por mais tempo. A diferença na estratégia de Day Trade é que no final do pregão a ordem de venda é automática. 

VALIDADE:

Também é possível selecionar até quando você quer que sua ordem fique aberta. A mais segura é selecionar hoje, pois se ao final do dia ela não tiver sido acatada, será cancelada a operação. Porém, o investidor também pode escolher a validade  até ser "executada/cancelada", que não necessariamente seria no mesmo dia, ou quando o papel entrar em leilão. Há alguns outros tipos de validade, que dependem do interesse do investidor para serem usados.

Como utilizar o home broker

Um detalhe que o investidor deve se atentar é se está adquirindo um lote de ações ou se pretende comprar no mercado fracionário. A diferença dele é que no lote compra de 100 em 100 ações, enquanto no mercado fracionário pode comprar de uma a 99 ações. O ticker da ações normal é relativo a compra em lote, se quiser do mercado fracionário é necessário acrescentar um “F” ao final do ticker da ação. Por exemplo, VVAR3 você adquire um lote e VVAR3F vai comprar no mercado fracionário. 

Agora, para investidores mais experientes, há uma função no home broker do BTG que permite fazer algumas operações rápidas. A princípio é bem similar na hora de preencher os parâmetros, porém a ordem rápida permite que a zerar, inverter ou cancela uma posição já existente, além, claro, de comprar e vender 

usando o home broker na prática

Estratégias 

O home broker é uma ferramenta impressionante, que ajuda muito o investidor a automatizar suas operações e programar algumas estratégias. A estratégia mais usada é a de Stop, que pode ser tanto Stop Loss como Stop Win. Esse mecanismo faz com que a operação seja encerrada assim que atingir o preço alvo, tanto para ter lucro (Stop Win) como para se proteger de maiores prejuízos (Stop Loss).

Principais erros 

O investidor iniciante ao usar o home broker pode ter algumas dificuldades ao manuseá-lo pela primeira vez, e o principal erro é não conferir a ordem antes de enviar. Ao não conferir ele está sujeito a ter errado o ticker, não ter selecionado a estratégia certa, não ter modificado a quantidade e preço que deseja, além de não se atentar se está comprando o lote ou a ação fracionada. 

Esses erros são bem comuns, já que há empresas que o ticker não condiz com o nome fantasia e outras que possuem tickers semelhantes entre si. Como exemplo temos a CSNA3 e CSAN3, sendo da Companhia Siderúrgica Nacional e Cosan respectivamente. Lembrando de colocar o “F” no final do ticker se pretende comprar menos de um lote, indicando a quantidade que deseja, de ações ou lotes. 

Por fim, se deseja fazer uma ordem com o tipo de preço limitado, se atente ao preço que colocará. Lembrando que é importante colocar um preço que condiz com a expectativa de variação do papel no dia. Não adianta selecionar um preço bem abaixo por que a ação não será executada, dependendo até já é automaticamente cancelada. 

Já está pronto para operar? 

Agora que você já sabe como funciona o home broker e como usar as funcionalidades que ele possui, para te auxiliar nas suas estratégias, está na hora de pôr em prática. Sempre lembre de verificar se está mandando a ordem correta!

Se quiser ver na prática o uso do home broker temos um vídeo explicando cada detalhe comentado neste texto. Porém se ainda tiver alguma dúvida não deixe de nos chamar. 

Até o próximo post, 

Débora Costacurta

Fale com a Debora

Especialista em Investimentos | Assessora de Investimentos

Desde nova, a Débora já se interessava por investimentos. Sempre pesquisou sobre o assunto e ao longo dos anos foi se aprofundando cada vez mais! Iniciou sua jornada de investimentos, pegando gosto pelo assunto e se apaixonando pela área. Quando adquiriu conhecimento suficiente, se tornou assessora de investimentos na EWZ Capital, pois acredita que o mercado financeiro no Brasil tem ainda muito espaço para crescimento e consolidação!

CNPJ 31.630.299/0001-91