Logo mundo invest

A nova alta da SELIC

Voltar

por Bruno Destri Coelho

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Macroeconomia
Noticias
Juros

A nova alta da SELIC

Na tarde desta quarta-feira (15), o Comitê de Política Monetária (COPOM) divulgou o novo aumento da SELIC em 0,5 p.p, chegando assim ao patamar de 13,25% em 2022.

A taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia. Ela é um mecanismo que o governo utiliza para controlar a inflação no Brasil. O principal objetivo de seu aumento é controlar a quantidade de moeda em circulação, desestimulando o consumo e incentivando o ato de poupar.

Desse modo, o aumento de 0,5 p.p da SELIC veio de acordo com as expectativas do mercado. Com isso, a taxa básica de juros atinge o  patamar de 13,25% .

O principal motivo do aumento que já ocorre desde o início do ano de 2022, está atrelado ao grande aumento da inflação não apenas no Brasil, mas também mundial. Ademais, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, o preço das commodities internacionais disparou, o que faz com que nossa inflação aumente cada vez mais.

As sequências de altas na taxa básica de juros já traz efeitos positivos nos índices de inflação. Em vista disso, estamos entrando em um período de estabilidade da inflação, e os próximos meses serão fundamentais para a definição das novas políticas monetárias pelo Banco Central.

Como podemos nos beneficiar desse aumento?

Conforme a taxa SELIC aumenta mais atrativa torna-se os investimentos de Renda Fixa, para o curto prazo aqueles que são atrelados ao CDI, e para o longo prazo os títulos pré fixadosatrelados a uma taxa fixa. Você pode encontrar títulos que pagam boas taxas e que tragam uma rentabilidade muito interessante, e o melhor de tudo, com baixo risco.

Trouxe um exemplo meramente educacional (NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO!) de um CDB do Banco Master. Esse investimento possuí um risco baixo pelo fato de como a poupança, ele possui a garantia do FGC Fundo Garantidor de Crédito

nova alta da selic

Contudo, você deve ficar atento aos investimentos atrelados à Renda Variável. Historicamente, quando temos um aumento da SELIC o risco de investir na bolsa de valores torna-se muito alto para o retorno esperado, o que faz com que o preço dos ativos sofra uma correção pela migração de grande parte dos investidores para a Renda Fixa.

Caso queira entender um pouco mais sobre como se você pode se beneficiar com a alta da SELIC ou tenha alguma dúvida, basta clicar aqui embaixo  em “fale com o autor” que logo entrarei em contato!

Fale com o Bruno

Criador de Conteúdo | Assessor de Investimentos

Economista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje com 21 anos, Bruno é um dos criadores de conteúdo da equipe do Mundo Invest. Ele é responsável pela elaboração de posts para nosso Instagram, como também pela criação dos ebooks e blogs da nossa plataforma.

CNPJ 31.630.299/0001-91